História
O projeto Caravanismo de Portugal teve início em 2009, com a criação de um Fórum, essencialmente, focado na prática do caravanismo.
Os membros da equipa, um grupo de amigos movido por um interesse comum, assumiram funções de moderadores/dinamizadores e conseguiram impulsionar este projeto de tal forma que, em apenas 6 meses, o fórum contava já com cerca de 200 companheiros registados.
Rapidamente, o Caravanismo de Portugal começou a ocupar um lugar de destaque no mundo do caravanismo. Amizade, partilha, experiência, diversão, informação, são apenas algumas dicas do que poderá encontrar neste espaço. A equipa de moderadores/dinamizadores do fórum CDP, foi responsável pela organização de diversos encontros informais e 6 encontros nacionais do Caravanismo de Portugal.
Em 2015, chegou o momento de dar o passo seguinte e, no dia 16 de abril de 2015, às 12h24m, foi criada a CDP – Associação de Caravanismo de Portugal, sem intuitos lucrativos e com o objetivo principal de defender e promover a prática do caravanismo e dignificar a prática do campismo/caravanismo/autocaravanismo, em Portugal.
Em menos de 1 ano de existência, a CDP – Associação de Caravanismo de Portugal ultrapassou os 100 sócios. Actualmente com cerca de 800 sócios, ao longo dos anos estabeleceu mais de 700 parcerias em cerca de 30 países com diversas entidades, incluindo empresas de serviços, associações de campings de Portugal, Espanha e Itália e igualmente com grupos/redes de campings, incluindo alguns dos prestigiados grupos franceses.
Tornou-se filiada da F.I.C.C. – Fédération Internationale de Camping, Caravaning et Autocaravaning, vendendo assim o CCI – Camping Card International. Foram também o primeiro ponto de venda oficial do cartão holandês CampingCard ACSI, em Portugal.
Com o advento das Redes Sociais, foram criadas páginas e grupos de Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, WhatsApp, tendo um total de mais de 20K users em todas as redes.
Foi ainda criado o Departamento de Formação CDP, através do qual foi realizado, em simultâneo, no Porto e em Lisboa, o primeiro Workshop de Condução e Manobras com Atrelado, em Portugal, com a colaboração de escolas de condução certificadas.
Também o Departamento de Consultoria tem prestado todo o apoio necessário aos associados CDP, tendo já conseguido obter resultados interessantes, quer com associados, que com campings parceiros.
Com o objetivo de manter os associados informados e como forma de promover a prática do Turismo de Ar Livre, a Revista CDP, com publicação trimestral, foi já merecedora de bastantes críticas positivas
Sempre com vista a melhorar a qualidade da oferta dos recursos turísticos em Portugal, a CDP – Associação de Caravanismo de Portugal promete continuar a desenvolver esforços em prol do Turismo de Ar Livre.
Órgãos Dirigentes
Executivo
Presidente:
Joaquim Carvalho (Sócio nº1005)
Secretário:
Horácio Ribeiro (Sócio nº994)
Tesoureiro:
Mário Mota (Sócio nº1014)
Suplente:
Joel Santos (Sócio nº1060)
Suplente:
Manuel Ferreira (Sócio nº1069)
Suplente:
Pedro Vieira (Sócio nº1159)
Assembleia Geral
Presidente:
Gilberto Carlos (Sócio nº1022)
1º Secretário:
Juan Gonçalves (Sócio nº998)
2º Secretário:
Ricardo Freitas (Sócio nº1012)
Suplente:
João Santos (Sócio nº1018)
Suplente:
Brito Ribeiro (Sócio nº1161)
Fiscal
Presidente:
Bruno Santos (Sócio nº995)
Relator:
Miguel Serra (Sócio nº1033)
Vogal:
Filipe Matos (Sócio nº1020)
Suplente:
Hugo Silva (Sócio nº1170)
Suplente:
Miguel Soares (Sócio nº1001)
Suplente:
António Neto (Sócio nº1090)
Estatutos
Estatutos aprovados em Assembleia Geral em 12 de Junho de 2022
CDP4ALL
Consciente da relevância do tema da acessibilidade e tendo em conta os desafios diários com que alguns dos companheiros com mobilidade reduzida se deparam enquanto utentes dos parques de campismo, o CDP tomou a iniciativa de promover, junto das entidades competentes e dos parques de campismo, a campanha CDP4ALL que visa a sensibilização do tema da acessibilidade para todos, com vista a melhorar a qualidade da oferta dos parques de campismo.
Entre em contacto connosco para saber mais sobre esta iniciativa e/ou envie-nos o seu testemunho para cdp.associacao@gmail.com