Questão PARQUE DE CAMPISMO OU CAMPO DE FÉRIAS ???

Mais
6 anos 9 meses atrás #104765 por Ricardo76
Respondido pelo Ricardo76 no tópico Re: PARQUE DE CAMPISMO OU CAMPO DE FÉRIAS ???
Este é um assunto que dá de facto pano para mangas! ????A meu ver e o problema reside nos conceitos mal aplicados que as pessoas importam para cá e depois "impingem" ás pessoas de uma forma errada. Para começar acho que os parques de campismo em Portugal apesar de alguns bons exemplos que têm vindo a surgir nos últimos anos, infelizmente 70% deles são mal geridos e isso nos dias que correm meus amigos, quem tem um negócio tem de se aplicar, estudar, observar e tentar aplicar os bons exemplos como se vê num país como em França, aqui...

Mas no nosso país acontece exatamente o contrário, os parques de campismo aplicam só o que lhes interessa, isto é trazem a moda dos bungalows inseridos no parque de campismo de forma a pagar menos impostos mais receita sem duvida alguma... ok é negócio cada um manda na sua casa, agora o que fico decepcionado e aí é que acho, que se existe alguma autoridade que os fiscalize(será que ha?), porque permitem que os espaços diminuam para o verdadeiro campismo? Porque trás dinheiro muito mais rápido(sera?), dando acesso aqueles que não gostam de campismo a acordar na natureza...ok até aqui muito bem nada contra a quem gosta de ir para bungalows, mas e os espaços que eram dedicados ao campismo onde estão?

Não acham que também deveriam importar os conceitos manutenção embelezamento do espaço para o tornar mais atrativo? Um conselho, desconfiem sempre de sites /facebook onde apenas mostram os espaços de bungalows negligenciando informação acerca do campismo em si, por exemplo imagens dos alvéolos!

Eu não prescindo de ver essa informação e é um facto que vemos cada vez mais a acontecer, basta andarem atentos. Outra coisa que vejo cada vez mais é muitos deles ocupados por bungalows ou então abandonados e quando chega a época sazonal um funcionário vai lá com a roçadeira um lavagem e dá um jeito aquilo...já vi algumas coisas e que me revoltam de facto chamarem aquilo um parque de campismo! Outros abrem parques de campismo com fundos europeus montam lá umas tendas a que chamam lodges , continuo a dizer nada contra os gostos, mas e espaços para campismo 0! Então que chamem os bois pelos nomes e não chamem parque de campismo seja ele rural ou que for....!


Em Tomar aconteceu para mim o impensável um parque de campismo municipal que dava receita, pelo menos estava todo ano aberto sempre com campistas, talvez um dos melhores a nível nacional apesar da idade , bem localizado, imagine-se foi fechado por falta de licenças ... esteve todos este anos a operar e bem frequentado onde tive o prazer de já lá ter estado e comprovo que era bem gerido! Agora fecharam-no e tornaram aquilo um parque de estacionamento para autocaravanas...um equipamento publico que todos o pagam mas então um parque de campismo não serve as várias valências do campismo...por isso que eu digo aqui no nosso pais tudo vai ao contrário se calhar por lobbies ????Eu tenho prazer em sair nos meses mais frios e já tive a feliz experiência de o fazer e ter piscina interior e sabe muito bem. Quantos parques ha em Portugal a oferecer isso e com blocos sanitários fechados e não necessitam de muito investimento! Se calhar não ha muitos e se olharmos s em especial os parques municipais que ficam sempre estrategicamente (nem todos) encostados a piscinas municipais porque não promovem o campismo de Inverno para puxar mais companheiros? Já que falo em piscinas sei que no nosso pais por vezes partir de Abril em determinados zonas do nosso país apanhamos já tempo primaveril a puxar ao verão, porque que é que muitos têm as piscinas fechadas? Uma das razões eu sei, para as terem abertas têm de pagar licenças(tudo se paga aqui nesta terra) para as abrir... ok mas os senhores das câmaras não veem que ao colocarem taxas altas estão a prejudicar o turismo na sua terra? Não seria melhor cobrar menos nesses meses, aproveitar a vinda de mais pessoas, onde certamente iria gera mais impostos(iva) derivados das receitas dos parques de campismo, comercio e afins que do turismo deriva não era bom? Bom a falta de visão não pode ser desculpa para isto tudo mas sim negligência pura para o parente pobre do turismo em Portugal sim que o é! Eu faço campismo e posso dizer que não fica barato mas não o faço pelo preço faço-o pelo prazer que me dá e á minha família esse senhores que estudam o turismo que tutelam o campismo por acaso sabem em média quanto gasta um campista...desconfio que não sei se sabem na realidade. Há muito a fazer mas acho que se todos nós companheiros começarmos a exigir/reclamar mais um pouco e não olharmos tanto para o nosso umbigo, talvez quem gere um parque de campismo comece a melhorar alguma coisa basta darmos opiniões de melhoramentos. . Eu não me importo do nome hotelaria ao ar livre isso não me faz diferença o que me faz é ver mesmo o campismo tão maltratado como o é em Portugal e trocarem conceitos por algo que não o é. Não não sou nenhum guru apenas uma pessoa que faz Campismo, desde miúdo.

Gosto e recomendo mas apenas recomendo os Parques de Campismo e não os que tentam ser parques de campismo com letra pequenina.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: King-Eribelle, jcpcarval, paf, adalberto, nuno, J. Cabarrão

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

  • King-Eribelle
  • Avatar de King-Eribelle Autor do tópico
  • Desligado
  • Moderador
  • Moderador
Mais
5 anos 9 meses atrás #109682 por King-Eribelle
Respondido pelo King-Eribelle no tópico Re: PARQUE DE CAMPISMO OU CAMPO DE FÉRIAS ???
Deambulando hoje um pouco pelo site da Federação espanhola, encontrei mais um parque que só tem bungalows mas que, inexplicavelmente continua publicado como parque de campismo, podendo induzir em erro qualquer Companheiro menos atento.
Fica na Galiza, província da Corunha e chama-se Camping LAGO MAR.
Tem lá escrito

Acceso por la desviación a Merexo 4 km antes de Muxía por la ctra. AC-440. SÓLO BUNGALOWS


O King
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, portugacoaster, rogerio, J. Cabarrão

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Mais
5 anos 9 meses atrás #109689 por Hobby 495 uk
Respondido pelo Hobby 495 uk no tópico Re: PARQUE DE CAMPISMO OU CAMPO DE FÉRIAS ???

Continua a aumentar o número, principalmente em Espanha e em Framça, de “parques de Campismo” que na verdade o não são.
Com efeito, são recintos aos quais eu chamaria mais correctamente CAMPOS DE FÉRIAS pelo simples facto de não admitirem campistas, seja com tenda, caravana ou autocaravana.
Esses Campos de Férias apenas têm bungalows, de vários tipos e tamanhos para alugar, estabelecendo, muitos deles, um periodo mínimo de permanencia.
Nada tenho a opor contra esses recintos, excepto o facto de lhes continuarem a chamar Parques de Campismo quando a meu ver o não são.

E agora, caros Companheiros, muita atenção:- Ao planearem uma viagem e para evitar surpresas desagradáveis, tenham em atenção o que acima disse, porque estes Campos de Férias constam nos guias dos parques de campismo, podendo-nos induzir em erro.

O King



Viva Companheiros :)

Subscrevo este post do Companheiro King-Eribelle. :)

Efectivamente, nas zonas de maior turismo (que serão as de maior negócio, logicamente) tem existido esta tendência de "despromover" o campismo.

Isto vê-se não só através dos aspectos já anteriormente referidos, mas também noutro que me intriga: porque é que tem crescido os casos de parques, onde:
- aceitam reservas para bungalows
- não aceitam reservas para campismo, mesmo dispondo de áreas destinadas a tal?

Quem, como nós, precisa de pernoitar durante as viagens, já se torna complicado conseguir estar num determinado lugar 1-2 dias por não serem permitidas reservas nesses campings com essa duração.

Tema pertinente e perfeitamente actual.
Obrigado, Companheiro King-Eribelle. :chin:

Cumprimenta
Luis C
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Mais
5 anos 9 meses atrás #109690 por RCOL84
Respondido pelo RCOL84 no tópico Re: PARQUE DE CAMPISMO OU CAMPO DE FÉRIAS ???
Companheiros, à uns tempos estava a ver o video de uma comissão da Assembleia da República com membros da Federação de Campismo e Montanhismo, foi aquela comissão que levou associação de autocaravanistas a desvincular-se da FCMP.
Não fui ver legislaçãoc relativamente ao licenciamento dos Parques de Campsimo «, mas pelo que percebi nessa comissão para ser lagalizado como Parque de Campismo tem de ter um rácio entre bungalows e alveolos, e pelo que percebi os alveolos têm de ser em maior quantidade.

Se assim não for já tem que ser legalizado como Empreendimento Turistico e não como parque de campsimo.

Cumprimentos

HOBBY DE LUXE 545 KMF + CITROEN C5 TOURER 2.0 HDI 163CV / MERCEDES GLC COUPÉ 220d 4Matic 194CV

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

  • King-Eribelle
  • Avatar de King-Eribelle Autor do tópico
  • Desligado
  • Moderador
  • Moderador
Mais
5 anos 9 meses atrás #109692 por King-Eribelle
Respondido pelo King-Eribelle no tópico Re: PARQUE DE CAMPISMO OU CAMPO DE FÉRIAS ???
Caro Companheiro RCOL84;

Efectivamente, em Portugal, creio que assim é. E para o cálculo desse rácio, segundo julgo saber, contam não só os Bungalows propriedade do próprio parque mas também outras instalações fixas, propriedade dos campista, como por exemplo as chamadas "residenciais". É por essa razão que alguns parques já não deixam instalar mais "residenciais" no seu espaço porque o rácio foi alcançado. Porém, fora de Portugal, parece que a legislação é diferente e é permitido encher totalmente o espaço com bungalows, continuando, a meu ver erradamente, a chamar-se parque de campismo. Ora, estas espaços não deviam constar dos guias de campismo e deveriam ter guias próprios, quiçá de "hotelaria ao ar livre" ou dos empreendimentos turísticos Campismo NUNCA!.
Teremos de desenvolver uma acção junto das Federações de campismo para que isso não aconteça, induzindo em erro mesmo os mais experientes nestas andanças.
O King
Os seguintes utilizadores Agradeceram: sanguli

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

  • Não permitido: para criar novo tópico.
  • Não permitido: para responder.
  • Não permitido: para editar a sua mensagem.
Tempo para criar a página: 0.264 segundos
Desenvolvido por Kunena