História

O projeto Caravanismo de Portugal teve início em 2009, com a criação de um Fórum, essencialmente, focado na prática do caravanismo.

Os membros da equipa, um grupo de amigos movido por um interesse comum, assumiram funções de moderadores/dinamizadores e conseguiram impulsionar este projeto de tal forma que, em apenas 6 meses, o fórum contava já com cerca de 200 companheiros registados.

Rapidamente, o Caravanismo de Portugal começou a ocupar um lugar de destaque no mundo do caravanismo. Amizade, partilha, experiência, diversão, informação, são apenas algumas dicas do que poderá encontrar neste espaço. A equipa de moderadores/dinamizadores do fórum CDP, foi responsável pela organização de diversos encontros informais e 6 encontros nacionais do Caravanismo de Portugal.

Em 2015, chegou o momento de dar o passo seguinte e, no dia 16 de abril de 2015, às 12h24m, foi criada a CDP – Associação de Caravanismo de Portugal, sem intuitos lucrativos e com o objetivo principal de defender e promover a prática do caravanismo e dignificar a prática do campismo/caravanismo/autocaravanismo, em Portugal.

Em menos de 1 ano de existência, a CDP – Associação de Caravanismo de Portugal ultrapassou os 100 sócios. Actualmente com cerca de 800 sócios, ao longo dos anos estabeleceu mais de 700 parcerias em cerca de 30 países com diversas entidades, incluindo empresas de serviços, associações de campings de Portugal, Espanha e Itália e igualmente com grupos/redes de campings, incluindo alguns dos prestigiados grupos franceses.

Tornou-se filiada da F.I.C.C. – Fédération Internationale de Camping, Caravaning et Autocaravaning, vendendo assim o CCI – Camping Card International.  Foram também o primeiro ponto de venda oficial do cartão holandês CampingCard ACSI, em Portugal.

Com o advento das Redes Sociais, foram criadas páginas e grupos de Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, WhatsApp, tendo um total de mais de 20K users em todas as redes.

Foi ainda criado o Departamento de Formação CDP, através do qual foi realizado, em simultâneo, no Porto e em Lisboa, o primeiro Workshop de Condução e Manobras com Atrelado, em Portugal, com a colaboração de escolas de condução certificadas.

Também o Departamento de Consultoria tem prestado todo o apoio necessário aos associados CDP, tendo já conseguido obter resultados interessantes, quer com associados, que com campings parceiros.

Com o objetivo de manter os associados informados e como forma de promover a prática do Turismo de Ar Livre, a Revista CDP, com publicação trimestral, foi já merecedora de bastantes críticas positivas

Sempre com vista a melhorar a qualidade da oferta dos recursos turísticos em Portugal, a CDP – Associação de Caravanismo de Portugal promete continuar a desenvolver esforços em prol do Turismo de Ar Livre.

Share