Questão Pedido de opinião do Parque de campismo da Cerdeira

Mais
12 anos 2 meses atrás - 12 anos 2 meses atrás #38856 por rodrigues02
Respondido pelo rodrigues02 no tópico Re: Pedido de opinião do Parque de campismo da Cerdeira
Caros companheiros,

Deixo aqui a minha opinião, que vai globalmente ao encontro do que já aqui foi referido, com alguns apontamentos adicionais. Para uma tenda, caravana ou auto-caravana, um álveolo deveria incluir (pelo menos) três serviços:
(1) energia, (2) abastecimento de água e (3) despejo de águas usadas (esgoto).

(1) Em relação à energia eléctrica, a melhor solução é o pimenteiro com disjuntor para cada tomada. Idealmente disjuntores de 16A, embora possa fazer sentido oferecer a possibilidade de escolha ao cliente (tendo preços distintos por exemplo para 6A e 16A). Isto porquê? Para iluminação numa tenda e alimentação de alguma electrónica simples (carregadores de telemóveis, etc.) não faz sentido pagar o mesmo de uma instalação eléctrica para uma caravana ou autocaravana que vai necessitar de utilizar mais equipamentos. Da mesma forma, uma caravana/autocaravana numa pernoita pode apenas necessitar de simples iluminação.
O posicionamento dos pimenteiros não é tão crítico quanto o posicionamento das águas dado que a operação é apenas realizada à chegada e à partida. Um pimenteiro para cada grupo de 6 a 8 álveolos (desde que próximos uns dos outros, será suficiente). Em todo o caso, a distância entre o pimenteiro e cada um dos álveolos nunca deve ser superior a 20m.

(2) e (3) O abastecimento de águas limpas (e despejo de águas usadas) é importante para as caravanas/autocaravanas que estejam estacionadas pois é uma das actividades de manutenção mais intensas caso de use o WC e o lava-loiça. Faz todo o sentido usar todos os equipamentos da caravana/autocaravana e muitas vezes alguns companheiros não utilizam precisamente por envolver algum transporte de águas. Se é verdade que no Verão é muito agradável usar os balneários e lava-loiças exteriores, já nas épocas do ano mais frias é muito agradável poder usar os equipamentos das caravanas/autocaravanas. Por isso, é importante haver um pimenteiro de águas limpas com uma torneira para cada álveolo. Por exemplo pode um mesmo pimenteiro servir dois alvéolos, com duas torneiras viradas de costas uma para a outra.

O esgoto de águas sujas pode ser junto da torneira (por baixo desta) ou no chão tipo grelha/sargeta no extremo do alveolo. É importante que esteja ao nível do chão porque caso a descarga seja feita usando uma mangueira ou um depósito exterior da caravana, este não deve nunca ter que ser elevado dado o seu peso quando cheio.

(4) Rede WIFI: actualmente é quase uma necessidade absoluta qualquer Camping dispor de uma ligação à internet seja usando um sistema pago, seja uma ligação de cortesia do Camping. Este é um factor cada vez mais diferenciador dos Campings dado que actualmente (quer por questões de lazer, quer por necessidade profissional) quase todas as pessoas necessitam de estar não apenas contactáveis mas com alguma capacidade para dar uma opinião sobre um documento que lhes enviem, etc.

Bons passeios!
Last edit: 12 anos 2 meses atrás by rodrigues02.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, mjotamota, Nuno Landeck, maxcan

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Mais
12 anos 2 meses atrás - 12 anos 2 meses atrás #38867 por Juan González
Respondido pelo Juan González no tópico Re: Pedido de opinião do Parque de campismo da Cerdeira
Boas! Estando de acordo com a maioría das coisas escritas anteriormente so não encaixo muito bem as aguas sujas nos alvéolos, isto porque assim como á pessoas cuidadosas a outros que pensam que são só eles que estão no parque e não me estou a ver ao lados de um caravanista/autocaravanista que se lembre de fazer a descarga das aguas sujas em plena hora de almoço ou jantar por exemplo, o local existente para o efeito neste parque para mim está bem situado só precisa de melhorar o aspeto se repararem está bem longe dos locais de acampar, sé calhar construía outro na zona do fundo do parque para quem estiver lá embaixo não tenha que vir cá cima fazer os despejos das aguas sujas, uma coisa que gostei nas tomadas de agua (pelo menos na parte de baixo é assim) e que estão protejidas com um pequeno gradeamento a frente (sé calhar com pouco espaço porque tentei encher um garrafão de agua de 5 lts e não cabía la) , ficabam na mesma assim mais com uma folga maior (assim não dá assas a malta ir para lá lavar louça). Sé calhar também fazía mais um pouco a divulgação de que tem uma sala convivio na parte de baixo do restaurante.

Knaus 450FS & Mitsubishi Outlander 2.0 140 cv
Last edit: 12 anos 2 meses atrás by Juan González.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, mjotamota

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Mais
12 anos 2 meses atrás #38876 por Nuno Ribeiro
Respondido pelo Nuno Ribeiro no tópico Re: Pedido de opinião do Parque de campismo da Cerdeira

so não encaixo muito bem as aguas sujas nos alvéolos, isto porque assim como á pessoas cuidadosas a outros que pensam que são só eles que estão no parque e não me estou a ver ao lados de um caravanista/autocaravanista que se lembre de fazer a descarga das aguas sujas em plena hora de almoço ou jantar por exemplo


Ilustre companheiro Juan Gonzales, de que águas está a falar?

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Mais
12 anos 2 meses atrás #38886 por Juan González
Respondido pelo Juan González no tópico Re: Pedido de opinião do Parque de campismo da Cerdeira
....das aguas da Troika!! :evil:

Knaus 450FS & Mitsubishi Outlander 2.0 140 cv

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Mais
12 anos 2 meses atrás #38902 por asraimundo
Respondido pelo asraimundo no tópico Re: Pedido de opinião do Parque de campismo da Cerdeira

Acho que bastará: Água, esgoto e electricidade.
Uma solução que tenho encontrado e acho interessante é a colocação da água numa pequena "torre" ao fundo, na junção dos dois alvéolos contíguos (lado a lado), com torneira para ambos; E se houver alvéolos encostados na sebe do fundo, então a mesma "torre servirá para colocar 4 torneiras, uma voltada para cada alvéolo. Interessante nesse caso é a colocação de um pequeno pio para cada alvéolo, não para lavar a loiça mas para ser usado em pequenas lavagens. Claro que tudo isto ligado ao esgoto.

Quanto à electricidade, por razões de segurança, será conveniente ficar um "paliteiro" no canto oposto ao da água, com duas ou quatro tomadas (para servir 2 ou 4 alvéolos), cada tomada com o seu disjuntor.
Acerca da amperagem também acho que deverá ser o que começa a estar mais vulgarisado ou seja 10 Amp.

Sobre as dimensões, à volta dos 100m2, parece-me o mínimo indispensável.

O King


Partilho inteiramente a opinião do companheiro King!

Desde que a haja higiene, amabilidade e estejam garantidos os items referidos, para mim é um parque 5*!

Venham muitos com estas condições...;)

Amigo do meu amigo, meu amigo é!

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Mais
12 anos 2 meses atrás - 12 anos 2 meses atrás #38918 por mjotamota
Respondido pelo mjotamota no tópico Re: Pedido de opinião do Parque de campismo da Cerdeira

Boas! (...) Se calhar também fazía mais um pouco a divulgação de que tem uma sala convivio na parte de baixo do restaurante.


Tinha, eu nem vi :ohmy:

Será que era lá que as "Bailarinas" estavam ?





KNAUS 500 QDK + VOLVO S60 D5 Geartronic

Last edit: 12 anos 2 meses atrás by mjotamota.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

  • Não permitido: para criar novo tópico.
  • Não permitido: para responder.
  • Não permitido: para editar a sua mensagem.
Tempo para criar a página: 0.359 segundos
Desenvolvido por Kunena