Questão Apresentação dos objetivos e finalidades da CDP-Ass.C.P e relação com o Fórum CDP

  • Ricardo76
  • Avatar de Ricardo76 Autor do tópico
  • Desligado
  • Administrador
  • Administrador
Mais
8 anos 11 meses atrás - 8 anos 9 meses atrás #90878 por Ricardo76
A CDP-Associação de Caravanismo de Portugal nasce de uma iniciativa de três dos atuais cinco moderadores, tendo sido criada no dia 16 de abril às 12h24m, sem intuitos lucrativos e com o objetivo principal de defender a prática do caravanismo em Portugal, fortalecer a nossa imagem enquanto consumidores de recursos turísticos nacionais e dignificar a prática do campismo/caravanismo/autocaravanismo em Portugal.

Objetivos principais:

Esta Associação vem credibilizar jurídica e financeiramente a atividade desenvolvida por um grupo de amigos/companheiros.
Com essa legalidade conseguida, toda a atividade, relacionada com o cartão/vinheta e todo merchandising que implica valores monetários, ficará mais transparente e com consequentes registos na tesouraria, pois nos dias que correm constitui uma obrigação legal e não uma situação facultativa.

As parcerias até à data estabelecidas e que são extensíveis a todos membros do cartão CdP têm sido inexistentes desde 2014, pois quem tem feito os contactos (moderadores desta casa) tem recebido respostas negativas, por sermos apenas um grupo de amigos. Esta será, portanto, uma das mais-valias mais óbvias que podemos demonstrar no imediato.

Temos como um dos grandes objetivos a alcançar com a criação desta Associação, a organização e realização da primeira Feira de campismo e caravanismo para o ano de 2016 (com oferta completamente distinta da atual Nauticampo, que em nada valoriza a prática do caravanismo em Portugal), onde contaremos com a participação de entidades ligadas a este mundo, onde também queremos introduzir a possibilidade de venda de usados.

Pretendemos realizar um acordo com uma entidade acreditada (ex.: IMTT, ACP, Escolas de Condução) com vista à realização de um curso/workshop de um dia ou mais para condução com caravana, uma temática já discutida anteriormente mas nunca concretizada, por motivos óbvios.

Temos previsto também uma maior sinergia com os parques de campismo onde, como Associação, teremos mais voz. Como todos aqui sabem, nós campistas e caravanistas precisamos muito dos parques de campismo mas como Associação podemos também exigir uma maior qualidade por parte deles.

Vamos contactar o Instituto do Turismo de Portugal, no sentido de dar a conhecer a Associação e os seus objetivos, mostrando a nossa disponibilidade para uma colaboração mais estreita no sentido de melhorarmos a oferta turística ligada ao campismo. Relembramos que já tinha sido feita essa abordagem mas a mesma tinha sido declinada por sermos, mais uma vez, apenas um grupo de amigos. Com o estabelecimento desta relação com o Organismo Nacional de Turismo iremos tentar dar mais visibilidade ao parente mais pobre do turismo em Portugal, que é o campismo, como todos sabem. E tentar, por força dessa relação, chegar mais facilmente às Entidades Regionais de Turismo, que publicitam a oferta turística ligada ao campismo. Queremos também mudar mentalidades e tentar mudar e/ou exigir aos parques de campismo que cresçam de forma sustentada e que qualifiquem a sua oferta.

A médio prazo queremos estabelecer contactos com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal na qualidade de representantes oficiais do caravanismo em Portugal, com vista a termos acesso ao pedido de cartão de campista internacional na categoria de Associados da Federação.

Queremos também a médio prazo criar um “Guia de Parques de Campismo”, os quais serão vistoriados por elementos da Associação e onde será elencada uma opinião acerca dos mesmos, agregada a esta iniciativa também irá ser gerada uma newsletter.

Mais ainda, iremos estabelecer parcerias com seguradoras e uma marca de combustíveis, pois são áreas estreitamente ligadas ao nosso hobby preferido.

Finalidade

Caros Companheiros, a criação desta Associação pretende provocar uma viragem na história do Caravanismo em Portugal e com a participação de todos os interessados nessa mudança iremos, de facto, chegar a bom porto.
Um facto relevante que desejamos partilhar convosco e que nos foi dito pela funcionária dos Registos e Serviços de Notariado é que a CDP-Associação de Caravanismo de Portugal é a única em Portugal a representar o Caravanismo! Por isso, que não haja dúvidas… se este Fórum já era único, agora passou ser ainda mais forte!

Relação da Moderação com a Associação

A Associação irá fazer a ponte com a Moderação deste Fórum, pois na constituição da mesma constam três moderadores. Relevamos o facto de que os assuntos ligados à Moderação apenas dirão respeito à Moderação, como até à data tem sido.

A Associação não vai interferir no rumo normal do Fórum, essa parte caberá, como sempre coube, única e exclusivamente, à Moderação.
A Associação existe para dar continuidade e visibilidade à marca “Caravanismo de Portugal” que é a nossa imagem e certamente a vossa.

A Associação necessita ter associados, como é óbvio, e quantos mais melhor, pois mais forte será a nossa voz! Não obstante, todos os companheiros registados com conta ativa no Fórum continuarão, independentemente de virem a associar-se ou não, a ter acesso como sempre tiveram ao Fórum do Caravanismo de Portugal.

Entretanto, será criada dentro do Fórum uma área destinada apenas aos Associados da CDP- Associação Caravanismo de Portugal.

Para também acabar com algumas dúvidas que possam ter surgido aquando do comunicado feito por altura da criação da Associação, queremos informar que a mesma foi criada com o acordo de três dos cinco moderadores deste Fórum e não de dois, como já vimos ser mencionado. Queremos de facto restabelecer a verdade neste ponto e também acrescentar que todo processo foi apresentado a todos moderadores ao mesmo tempo.

No processo de legalização da Associação, o dinheiro necessário à criação da mesma foi da responsabilidade dos membros-fundadores. Não houve, portanto, recurso a fundos que o Fórum CdP detém.

A forma escolhida foi a mais democrática e correta possível, olhando ao que se pretendia. Assim, temos agora uma Associação que nasce deste bonito movimento criado neste Fórum, que ficará certamente eternizado na história do Caravanismo em Portugal e que pretendemos que se mantenha, agora como uma “arma” legal no combate por um melhor campismo (em todas as suas tipologias) em Portugal.

Não queremos criar divisões neste Fórum, queremos sim centralizar a vossa atenção para esta vontade em qualificar a prática do campismo/caravanismo/autocaravanismo em Portugal.

Nós somos parte integrante do CdP e não um movimento estranho ao CdP! Desenganem-se os que assim pensam e dêem-nos tempo para provarmos o que aqui escrevemos, pois não somos pessoas de muitas palavras mas de ações, como provámos no dia 16 de abril, em prol do Caravanismo em Portugal.

Brevemente iremos abrir um tópico com toda informação sobre como se associar.

Dispomos de um e-mail para o qual podem enviar todas as vossas questões relativamente à associação CDP-Associação de Caravanismo de Portugal – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Gratos pela vossa atenção.

Pela Associação
Ricardo Tavares
Last edit: 8 anos 9 meses atrás by ricardofoto.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: mora, Tiago, jcpcarval, S-L, Castor Amigo, GilbertoLeiria, ribascop1972, jsantos, maxcan, fejocama e 25 outra(s) pessoa(s) também disse(ram) obrigado.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Mais
8 anos 11 meses atrás #90883 por jose veloso
Votos de grande êxito para a Associação, seus dirigentes e todos os membros.

Tenho grande admiração e respeito pelo movimento associativo.

Um grande e fraterno abraço a todos os companheiros que puseram de pé mais este "sonho"

JV
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, Juan González, ribascop1972, maxcan, Sonia78, rniva, sousas2000, Rodas

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Mais
8 anos 11 meses atrás #90886 por hugo
desejo a todos os membros e dirigentes da associação as melhores felicidades ,
e que realmente consigam levar a associação a bom porto e trazer mais visibilidade ao campismo que muito pobre anda no nosso pais .
que consigam alcançar todos os objectivos.
a todos as melhores felicidades .

FORD MONDEO TITANIUM -Adria adora
Ex. VIMARA 430 CS
“Prazeres da Natureza”
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, Juan González, ribascop1972, maxcan, Sonia78, rniva, sousas2000, Rodas

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Mais
8 anos 11 meses atrás #90887 por jmartins
Os meus Parabéns aqueles que meteram ombros a esta árdua tarefa, pois criar uma associação não é tarefa fácil.
Não tenhamos dúvidas que este fórum deu mais um passo em prol do caravanismo. E acredito que daqui a algum tempo muita gente irá ouvir desta Associação.
Uma Associação legalmente constituída tem muito mais força que um "grupo de amigos".
Podem contar comigo como associado.

Abraços

J. Martins
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, Juan González, ribascop1972, maxcan, Sonia78, rniva, sousas2000

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Mais
8 anos 11 meses atrás - 8 anos 11 meses atrás #90888 por jcpcarval
Obrigado por esta esclarecedora explicação alargada B)

Ficámos assim todos a conhecer as "bolas na trave" de todos os passos que este fórum tem tentado dar sem sucesso

Caso não fosse por mais nada, só por isso, já valeria a pena este movimento. Mas está nos objectivos muito mais, o que me deixa entusiasmado

Tudo o que eu escrevi anteriormente sobre este assunto obviamente mantenho, mas como já disse, o que me interessa no meio disto tudo é o "sumo" e o que virá por aí no futuro. Isso é que é importante!

Por isso mesmo, e uma vez mais, contem comigo e não hesitem em pedir ajuda para o que for necessário
Felicidades :brinde1:
:cdp:

JC

Knaus Sport 500 FDK + VW Passat Alltrack

Last edit: 8 anos 11 meses atrás by jcpcarval.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, ribascop1972, maxcan, Sonia78, rniva, sousas2000, marcoelho, Rodas

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Mais
8 anos 11 meses atrás #90895 por marcoelho
Após leitura deste texto na integra, compete-me felicitá-los.
Se o tivessem publicado logo, muitas dúvidas estavam esclarecidas e nem sequer tinham nascido.
Agora, trabalho e mais trabalho!!!
Abraço e boa sorte.

Mercedes E220 CDI Avantgarde + Burstner Ventana 400 TS
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, jcpcarval, Juan González, ribascop1972, maxcan, Sonia78, sousas2000, Rodas

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

  • Não permitido: para criar novo tópico.
  • Não permitido: para responder.
  • Não permitido: para editar a sua mensagem.
Tempo para criar a página: 0.402 segundos
Desenvolvido por Kunena