Bem-vindo, Visitante
Username Password: Lembrar-me

Fórum CDP recomenda-se!
(1 a ver) (1) Visitante
  • Página:
  • 1
  • 2

TOPIC: Fórum CDP recomenda-se!

Fórum CDP recomenda-se! 22 Maio 2017 22:49 #103985

Caros companheiros,

enquanto frequentadores do Fórum CDP, creio que não restam dúvidas quanto ao imenso valor deste espaço para com a comunidade de amantes de Campismo/(Auto)Caravanismo em Portugal.

Assim sendo, gostaríamos de pedir a colaboração dos companheiros, frequentadores assíduos do Fórum, para fazer chegar aos companheiros, que ainda não se registaram neste espaço, a importância de integrarem este espaço CDP, totalmente dedicado aos seus utilizadores e de caráter altamente informativo.

Para isso, agradecíamos apenas que partilhassem alguns comentários com a vossa experiência enquanto utilizadores e o motivo pelo qual consideram ser uma mais-valia ser membro do Fórum CDP. Esses comentários serão depois divulgados através dos canais oficiais da CDP-Associação de Caravanismo de Portugal, com vista a sensibilizar os companheiros para uma participação no Fórum CDP.

Agradecemos a colaboração dos companheiros.
Saudações caravanistas!
CDP-Associação de Caravanismo de Portugal em prol de um melhor turismo ao ar livre!

Re: Fórum CDP recomenda-se! 23 Maio 2017 00:59 #103995

  • Ricardo76
  • OFFLINE
  • Administrador CDP
  • Mensagens: 10047
Vou começar eu...
Primeiro ponto não ha base de dados maior, escrita na lingua de Camões, com mais informação que o nosso fórum sobre caravanismo! É a maior e melhor com muita qualidade e para isso contribuiram muitos escritos de todos companheiros!

Quando comecei em 2007 meados de Julho (procura de caravana) vou-vos dizer aqui em Portugal o panorama era uma miséria não havia nada de informação e depois eram aqueles foruns dos autocaravanistas(tugas) que sinceramente era tudo muito "snob" não se partilhava nada até metia impressão ....até que começou a surgir(felizmente) mais pessoas a pensar da mesma maneira que eu ...e lá se iam partilhando umas coisas num espaço "snob", excepto na parte que dizia caravanismo , até que chegou um dia devemos ter arrebentado o espaço no servidor deles e da votação, decisão rápida foi um apice e fomos expulsos por talvez excesso de informação ! Mas para esses que nos explusaram o meu OBRIGADO pela oportunidade!

Sim é verdade mas isso originou este belo local em 2008, construido devagar com informações primordiais de experiências com a palavra "eu fiz", com bastante altruismo dos fundadores e dos companheiros que participavam ...resultado, isto que aqui vemos, lemos se calhar alguns até o têm na pagina principal mal ligam o computador como eu!

Sim eu sou um "suspeito" pois estou desde a criação até agora, também presidente da associação , mas não deixo de ser um companheiro como aquele que entra a primeira vez e se apresenta e nada me dá mais prazer, tentar tirar duvidas como eu já assim fui novato (ainda me sinto)!

O fórum cresce com um simples "olá eu ando á procura"...já vi tanta boa gente aqui a compra caravana e as erem felizes com a sua família! Não se pense que somos cuscos que gostamos de ver a vida alheia...nada disso apenas gostamos de ver opiniões por exemplo "como é o parque o que achou" ? Que tem ideia de seu toldo, etc, etc ha tantos assuntos que partilhamos e tanto para falar! Às vezes um parafuso pode ser tema de conversa ..até dá para rir é verdade mas eu já me vi aflito quando troquei de estabilizador e o estupor do amortecedor de inércia,começou a sair do local, mal sabia eu que teria de ter uma cavilha ...aprendi aqui caros companheiros e depois partilhei assim que terminei.

Demorei sim demorei mas deu-me prazer com um simples forum, leituras de post´s de pessoas magnificas e com uma experiência única, parágrafos que me esclareceram e isto sem conhecer as pessoas...isto é do melhor que há! Sim isto foi e é o

Quando falamos de partilha, companheiro pode parecer meio básico, careta, mas assim que entramos neste "mundo" depressa assimilamos estas palavras como palavras de cumprimento, simpatia e vemos que palavras como Verdadeiro e Genuino, essas são as palavras que definem este fórum, e podemos sim ser pequenos mas certamente mostramos a muita gente(não que isto seja uma prova ) que somos bons ou não fossemos objeto de cobiça,procura e por vezes atraimos muitos idiotas e aviadores!

Por falar em idiotas, certa vez um familiar meu disse-me "andas com isso atrelado ao carro que complicado deve ser" e sabem ao fim destes anos todos continuo a ter difculdade em explicar a quem pensa assim mas também perdi a vontade de o fazer esse nunca foi o meu objetivo, prefiro mais ter prazer de viajar assim em modo itinerante e conhecer locais que até ha uns anos pensava impensáveis!

Meus amigos muito mais há para contar desde viagens, as primeiras saídas e por incrivel que pareça está tudo por aqui basta procurar um pouco ter paciência pois isto não é instantaneo ...basta ter força de vontade como eu tive e mais companheiros tiveram e continuam a ter!

Isto é fórum onde se respira partilha sei que muitos vêm agora saciar curiosidade olhando ao tempo mas desse aalguns vão ficar retidos por cá e a esse só lhes digo deem continuidade a este projeto hoje somos nós amanhã serão outros!

Peço desculpa por algumas palavras mas por vezes os companheiros são assim genuinos ou chatos oq ue preferirem mas o importante é sentirem e partilharem

Bem haja a todos companheiros do e os que vêm pelo caminho
Caravan powered by Audi A5 2.0 Tdi and Seat Altea 1.9 Tdi.



Última Edição: 23 Maio 2017 01:10 Por Ricardo76.

Re: Fórum CDP recomenda-se! 23 Maio 2017 03:42 #104002

  • Arthur
  • OFFLINE
  • Membro Registado
  • Paulo Marreneca
  • Mensagens: 210
Companheiros
Como alguns se devem recordar, encontrei a CDP por acaso em Abril de 2016 e em boa hora isso aconteceu.
Apesar de ter iniciado o caravanismo com 13/14 anos de idade com os meus pais(parece que foi ontem ...) e continuado depois de casado, sempre fui um lobo solitário, vivendo as minhas aventuras em família e aprendendo alguma coisa à custa de (muitos) erros...

Encontrei na CDP, em primeiro lugar um grupo de gente que para além de conhecimento tem, para mim, uma característica inestimável i.e. uma amizade desprovida da crítica (que normalmente destrói a amizade) à qual se junta o tal espirito de partilha que o companheiro Ricardo releva no seu texto.

Aqui constatei que para parte das coisas que eu julgava ter "a solução " afinal existiam "outras soluções " e algumas delas melhores que a minha.

Neste espaço partilham-se experiências que, seguramente, a todos servem, nem que não seja para dar mote a outras experiências pessoais que ao serem, por sua vez, partilhadas continuarão a alimentar o conhecimento e imaginação...

Resta-me agradecer à CDP e com isso agradecer a cada companheiro associado, sobretudo àqueles com quem mais tenho contacto (embora alguns não conheça pessoalmente). Já agora aproveito para perguntar onde está alocada a lista de associados que existia no antigo fórum e não consigo encontrar neste novo formato...

Abraço
PM
Vimara 450TF + Range Rover

Re: Fórum CDP recomenda-se! 23 Maio 2017 14:45 #104005

  • jsantos
  • OFFLINE
  • Membro Registado
  • Mensagens: 1760
Já lá vai algum tempos e ainda parece que foi ontem....

Eu e o CDP já andamos por estes lados desde 2010 quando eu e os meus pais começamos a procura de uma nova caravana.

Nessa altura éramos residentes no parque de Campismo da Madalena já à 8 anos, pelo que para mim nada daquilo faria sentido. Porque haveria de ter uma caravana rodas, luzes, traves, se fosse para estar parada ?? Nenhum sentido na minha opinião...

Na altura ainda com 19 anos lá convenci o meu pai a mudar de ideia e iniciamos a procura de uma caravana (aquela estava ah demasiado tempo parada, pelo que necessitava muitos arranjos). Recordo-me que em 2009 quase não conseguia encontrar informação a cerca de caravanas e verdade seja dita que os stand não querem saber de pesos rebocáveis, binários, estabilizadores, distribuição de pesos ou outra qualquer coisa técnica. Para eles tudo que la tem é bom, o que interessa é vender .

Foi na tentativa de esclarecer estas duvidas que encontrei este espaço em 2010

Na altura um espaço bem diferente do que é agora, com muito menos conteúdo \ informação, mas com o mesmo espírito de entreajuda, companheirismo e partilha que conhecemos actualmente.

Foi aqui que aprendi a maioria das coisas que sei actualmente, algumas outras foram obtidas com a experiência, mas na maioria dos casos já estava preparado para o que poderia vir a acontecer, pois já tinha acontecido a alguém, já tinha lido aqui no forum isto ou aquilo acerca desse assunto...

Recordo-me que passado pouco tempo compramos a caravana e passado bem pouco tempo decidimos ir ao encontro, na altura o 2º (Penamacor foi o destino). Alias convido a todos que estejam indecisos, tal como nos estávamos na altura, a irem. A experiência é única, bem como o ambiente e o convívio que em todos os é frequente.

Muito do que sei devo aqui a este espaço e a pessoas que na altura partilharam comigo a sua sabedoria, seja na componente técnica seja em viagens por essa Europa fora.

Mais tarde em 2013 comprei a minha própria caravana (foi necessário muito restauro na altura) e mais uma vez foram inúmeros os companheiros que me dera inputs de ideias e informação na tentativa de ajudar. Aqui sempre fomos assim, temos o gosto de dar a mão, partilhar e ajudar sem receber nada em troca. Pois só assim construímos a família do Caravanismo de Portugal

E assim começou a minha aventura com o CDP, já passamos por muito, alturas excepcionais e alturas menos boas. Mas sempre foi e será assim, teremos sempre estes altos e baixos, da mesma forma que teremos companheiros que aqui aparecem para ficar e partilhar e outros para-quedistas que vem apenas beber quase a sua "cerveja" e vão embora. Lidaremos com isso tudo da mesma forma que lidamos até hoje, juntos como sempre fomos chegaremos mais longe.

Um grande abraço a todos companheiros e um grande obrigado ao CDP por depois de tantos anos continuar a fazer parte da minha vida e de tantos outros que tal como eu, aqui encontraram um espaço de ajuda e partilha deste nosso gosto (ou forma de vida) que é o caravanismo....
Mitsubishi Pajero 2.8 + Audi A5 3.0 Quattro - Hobby Premium 560 CFE

Re: Fórum CDP recomenda-se! 23 Maio 2017 15:25 #104008

  • Sonia78
  • OFFLINE
  • Membro Registado
  • Mensagens: 61
Olá companheiros!
Entrei nestas andanças pelo meu marido, que já cá anda desde o início. Com o passar do tempo comecei a envolver-me cada vez mais neste projeto e, atualmente, o CDP faz parte da família e do nosso dia a dia.
Nem sempre se tem revelado um caminho fácil de percorrer mas nunca o CDP perdeu o seu rumo. Para isso, tem sido essencial o apoio e a colaboração de todos os companheiros que, ao longo destes anos, nos têm acompanhado nesta caminhada.
Creio que o nosso CDP poderá ser comparado à casa do terceiro porquinho. Aquele que optou pelo caminho mais árduo mas que se revelou o mais sensato de todos, ao construir uma casa de tijolos, que nem o lobo mau conseguiu derrubar!
O CDP marcou e continuará a marcar a diferença e nós todos estaremos lá para ver e aplaudir!

Sónia78
(aka Primeira-Dama LOL )
Knaus 400 Lk a minha casa de Férias!
Última Edição: 23 Maio 2017 15:26 Por Sonia78.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, King-Eribelle, mjotamota, jcpcarval, Santana, sanguli, sousas2000, Arthur

Re: Fórum CDP recomenda-se! 23 Maio 2017 18:35 #104011

  • jcpcarval
  • OFFLINE
  • Membro Registado
  • Mensagens: 2402
Olá
Belo tópico e já agora sim, o Fórum CDP recomenda-se pois claro

Bom, como é que então vim aqui parar Vou contar um pouco da minha história do que ao campismo refere. Sempre fiz campismo e andámos de tenda às costas e mais tarde de carro durante uns belos anos de juventude.

Foi de tenda que conhecemos o Gerês, que desci a Costa Vicentina, começando no Porto Covo e acabando em Sagres, foi de tenda que conheci na altura o Markádia, bastante inovador na altura para Portugal, com papel higiénico nos WC's e água quente para lavar a louça. E foi de tenda que acampei no sul de Espanha em Marbella...e por aí fora...

Isto é só para dizer que no fundo já havia por cá um gosto enorme pelo campismo
Entretanto vida vai mudando, trabalhos, filhos, etc… Até que um dia mais tarde o meu cunhado desafiou-nos para alugar uma autocaravana para uma passagem de ano e foi uma desgraça. A partir daí pensei, bom, vou ter que mudar o meu conceito de férias. É isto que eu quero, viajar e conhecer a Europa com a família toda junta. E após algumas investigações e preços, comecei a sondar caravanas

E foi aí nas minhas buscas que dei com o fórum de Autocaravanismo onde havia uma bela secção de “Caravanismo” ( génese do CDP ) de onde comecei a beber toda a informação que pude. E como já referi, de boa memória para mim, pois foi na secção de classificados desse fórum que encontrei o negocio da minha caravana, creio que pelo ano de 2007 ou algo assim, apesar de a caravana ser de 2006, ou seja, praticamente nova. E lá comecei nas minhas andanças assim que tirei a B+E. Na altura tinha uma VW Sharan e o conjunto dos pesos brutos ultrapassava os 3500 kgs. Já tinha aprendido no fórum

Bom, o que se passou de seguida já todos sabemos, o Ricardo descreveu em cima. Fomos “corridos” desse fórum e em boa hora, pois assim surgiu o CDP Estou cá praticamente da primeiro hora, e tal como já foi referido, apesar de altos e baixo em termos de participação, sempre fui seguindo e partilhando o que foi surgindo na minha vida de caravanista

Sei que me aventurei assim que pude lá para fora, fazendo a costa do mediterrâneo espanhol , salvo erro em 2009 e após uma mudança de emprego em 2010, passei os Pirenéus em 2011 , creio. E aqui já muitos sabem a minha máxima da vida do Caravanista : Divide-se em AP e DP. Antes e depois dos Pirenéus. Bom, e depois tomámos o gosto e já não queremos outra coisa. Já visitámos mais países e assim esperamos continuar...haja saúde e trabalho e lá vamos nós

Tudo isto foi sendo alimentado pelo nosso fórum. Maravilhava-me em ver os relatos dos companheiros por aí fora, os planeamentos, as condições do parques, etc..Quantas vezes fui ler e reler relatos ou verificar as condições de determinado parque aqui descritas no nosso fórum? E sabendo isso, e pensando no que o que eu gosto, tentava proporcionar essa mesma experiências aos restantes companheiros com as minhas partilhas.

Em relação aos encontros, por diversas razões ligadas à nossa vida pessoal, fui falhando os primeiros, só conseguindo aparecer num encontro em São Pedro de Moel, salvo erro, para uma visita curta, pois na altura tinha o carro com problemas, e apareci mais tarde no Gerês num encontro de Outono. E de lá para cá têm sido uma bela experiência Recordo-me perfeitamente de na Cerdeira estar com o Ricardo e o Nuno com mapas de França abertos no banco da bagagem do Outlander, a discutir itinerários.

E no fundo sempre foi assim que eu vi os encontros…não será somente isso, obviamente, mas no fundo era a possibilidade de continuar belas conversas, mas agora pessoalmente, que íamos tendo por aqui no fórum sobre todas as temáticas : caravanas, viagens, parques, carros, itinerários, acessórios, enfim…uma quantidade enorme de temas que estão precisamente aqui expostos. Além de dar uma cara e nome ao nick, como é óbvio.

Mas a riqueza do que aqui se partilha é impagável. Porque em nenhum mapa, Google, street view, internet em geral, ou X, podemos ir buscar dicas como as que eu já tive de outros companheiros que já estiveram nos locais.

Descrevi um bom exemplo num outro tópico sobre a passagem do Tunel de São Bernardo, da Suiça para Itália e depois do Monte Branco, da Itália para França, que se tivesse sido ao contrário ainda hoje lá estava
Além do declive ser praticamente sempre a descer e a volta contrária sempre a subir. Ora essa dica obtive-a aqui, por um companheiro que amavelmente me interpelou na minha ideia de planeamento e me aconselhou.

Esta é outra dica para todos. Se queremos ter uma possível ajuda de alguém ou conselhos, temos que fazer a nossa parte e partilhar os nosso planos. Sem isso, é complicado os outros adivinharem o que queremos fazer

Bom, além desta parte que me interessa particularmente, viagens pela europa fora, existe uma enormidade de outros assuntos que sempre fui ajudado por aqui. Desde a ajuda com procedimentos para melhor condução, engate no reboque, colocação correcta de cabo de segurança, a troca do estabilizador ( que o ricardo referiu em cima ) , troca de bombas de água, arranjo de janelas, toldos, luzes, pneus, mover, lugares de parqueamento, lojas de acessórios online, bons negócios de compras de acessórios, ferramentas, bricolages diversas, sei lá…são tantos os assuntos que até me perco

A única coisa que eu sei é que se houver alguma dúvida sobre seja lá que assunto for, as pessoas tentarão sempre ajudar o melhor que puderem, ou se não souberem dão conselhos para continuar a nossa procura.
Nesta fase do nosso fórum quase que podemos dizer que já poucos assuntos ligados ao caravanismo que ainda não tenham sido discutidos por aqui…ou os que ainda não fora, virão a caminho. O pouco que sei, aprendi por aqui com os restantes companheiros e depois, como todos saberão, com as experiências que vamos tendo

Tal como os restantes, raros são os dias que aqui não venho, e o normal é vir por cá várias vezes. Claro que todos acompanhamos o ritmo do fórum, consoante as novas partilhas que vão aparecendo, mas faz parte da minha rotina diária.
O Fórum CDP está neste momento ligado de uma forma de uma forma quase unívoca à minha vida de caravanista e tenho muito orgulho em ser um participante desta comunidade fantástica

Que o CDP esteja convosco !!!
Abraço!
Joaquim
Knaus Sport 500 FDK + Mitsubishi Outlander

Última Edição: 23 Maio 2017 18:51 Por jcpcarval.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, King-Eribelle, mjotamota, Juan González, ANeto, jsantos, Sonia78, paf, Santana, sanguli...

Re: Fórum CDP recomenda-se! 24 Maio 2017 19:35 #104043

  • PSilva
  • OFFLINE
  • Membro Registado
  • Mensagens: 127
Eu caí aqui à cerca de 5 anos através dumas buscas que andava a fazer na internet.
Bendita hora em que tal sucedeu.

Apesar de não ser um membro muito assíduo, pois passam-se meses que não venho aqui, sempre fui muito bem acolhido por todos.

Quando venho, participo sobre os assuntos que sei e vou dando a minha opinião.
Quando coloco alguma questão existe sempre alguém pronto a ajudar, a dar opinião, a esclarecer num debate saudável.
É de enaltecer a disponibilidade de todos os companheiros.

Um grande abraço a todos companheiros, muito obrigado por toda a ajuda disponibilizada.

Sem dúvida que o Forum CDP se recomenda.


PS.: Fica a promessa de tentar ser mais assíduo e colaborar um pouco mais.
Knaus Sport 500 + Seat Alhambra 1.9 Tdi

Re: Fórum CDP recomenda-se! 25 Maio 2017 02:10 #104053

O Joaquim. ...não me deixas responder!Tiras-me as ideias todas!
Olha faço minhas as tuas palavras!
Abraço Caravanista!
E que o teu Jesus... ...vá para o Porto para poder festejar o Penta!!
Knaus 450FS & Mitsubishi Outlander 2.0 140 cv
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, King-Eribelle, jcpcarval, GilbertoLeiria, Sonia78, paf, sanguli, sousas2000, rogerio, Arthur...

Re: Fórum CDP recomenda-se! 29 Maio 2017 21:50 #104147

  • mjotamota
  • OFFLINE
  • Membro Registado
  • Mensagens: 3213
Ora, cá vai mais um testemunho :

Quando comprei a caravana em 2006, não fazia a mínima ideia da complexidade desta vertente de campismo.
Na verdade, para mim era apenas um melhoramento do meu equipamento campista.
A caravana foi comprada com o intuito de a ter “fixa” no parque em que já frequentava ( Vouzela, Viseu ) e rolar apenas nas “férias grandes”.

Entretanto, e já não me recordo bem como,tomei conhecimento do fórum específico para Caravanas?, pois já frequentava um outro de Autocaravanismo, e creio que foi por aí…

A partir do respectivo registo neste fantástico fórum, o interesse e a curiosidade despertou para toda a complexidade do Caravanismo.

Percebi também, que havia um interesse geral em valorizar esta modalidade. Grande exemplo disso era a “tentativa” de extinguir a palavra “roullote”.
Percebi que no fórum CDP havia um grande interesse em dignificar o Caravanismo !

Por cá fui ficando, e aprendendo com todos.
Posso mesmo afirmar que o fórum influenciou a minha vida.
Criei amizades, vivi bons momentos, ganhei experiência, aventurei-me em viagens, fiz bricolages, etc, etc…
Enriqueci culturalmente !

Engane-se aquele que pensa que sabe tudo, ou que o Caravanismo já não tem segredos.
Em cada visita ao fórum há sempre algo mais para ver, estudar, planear, perguntar, etc…

Para tal, devemos continuar esta “missão”, contribuir para a riqueza deste espaço, e acima de tudo dignificar o Caravanismo !!!
KNAUS 500 QDK + VOLVO S60 D5 Geartronic

Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, King-Eribelle, jcpcarval, Juan González, ANeto, Santana, rogerio, Arthur

Re: Fórum CDP recomenda-se! 30 Maio 2017 01:36 #104150

  • paf
  • OFFLINE
  • Membro Registado
  • Mensagens: 398
Também acho que o fórum CDP está vivo e recomenda-se.

As minhas desculpas por "desaparecer" durante o Inverno, mas são os afazeres profissionais...

Agora também ando ocupado, mas está na altura de preparar a caravana para o verão. Além disso, vir aqui ajuda-me a animar durante o tempo que ainda falta até às férias.

As férias deste ano como de costume, vão ser não sei quando, e vamos não sei para onde, mas é isso o caravanismo!

Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, King-Eribelle, mjotamota, jcpcarval, Juan González, Santana, rogerio, Arthur
  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para criar página: 0.40 segundos