Bem-vindo, Visitante
Username Password: Lembrar-me

Sugestão/reflexão à moderação sobre o estado do fórum
(1 a ver) (1) Visitante
  • Página:
  • 1
  • 2

TOPIC: Sugestão/reflexão à moderação sobre o estado do fórum

Sugestão/reflexão à moderação sobre o estado do fórum 28 Abr 2019 09:07 #113006

Boas a todos.

Tenho visto cada vez mais os utilizadores a usar o Facebook em detrimento do fórum.
Reparem que esta critica é feita por um individuo que tem um grupo no Facebook!

O grupo do cdp no face tem uma adesão considerável, isso não é mau, o que é mau na minha opinião é o caminho que estão a seguir em colocar quase tudo no face e deixar o forum para trás.
Lembrem-se que a base de dados é esta e não o face.

A plataforma do facebook na minha opinião deverá servir para aguçar os utilizadores a usar o fórum e não a tira-los do fórum.

Exemplo claro: Encontro Nacional, se o evento é para sócios deviam apenas colocar um tópico no facebook a informar o evento havendo um link para novos associados e depois um link para o fórum onde a informação estaria toda compilada.
Se o objectivo é chamar novos sócios é o que devia ter sido feito. Se não é esse o objectivo então não percebi o porquê do tópico uma vez que todos recebemos um mail com as instruções.

Devem dar prioridade ao fórum, não digo para esquecerem o facebook mas devem usar essa ferramenta para informar e direcionar sempre para o fórum.
Tem de haver um travão, usem o face para colocar umas fotos de coisas engraçadas e afins, usem-no para chamar novos sócios, usem-no como chamariz ao fórum!

Eu estou em vários fóruns de outros assuntos e garanto-vos que ou viram a página ou o fórum CDP tem os dias contados. Esta realidade afecta todas as áreas onde existem fóruns e eles estão a morrer por causa do facebook.

Sei obviamente que no face é fácil postar, colocar fotos, pedir ajuda sem pesquisar, mandar postas de pescada mas se forem ver têm assuntos que são debatidos n vezes num pouco espaço de tempo onde a maioria da informação que lá está é opiniões ou erradas ou postas de pescada.

Não levam a mal este desabafo, como referi sou utilizador do face tendo inclusive um grupo informal, se vos chamo a atenção para este fenómeno é porque me interesso pelo CDP e não quero que o fórum siga o caminho de outros grandes fóruns.

Abraço a todos,
Pedro Vieira.
Pedro Vieira (petervmaster)
Vimara 340B (Vivi)
Land Rover Freelander (Landinho)

Re: Sugestão/reflexão à moderação sobre o estado do fórum 28 Abr 2019 10:12 #113007

Não podia estar mais de acordo. E é por essa razão que habitualmente não respondo no FB a perguntas sobre questões que estão no Fórum, muitas delas extremamente aqui debatidas. Em vez de responder, aconselho quem pergunta a vir consultar o Fórum. Entendo que esta medida devia ser tomada por todos, ou seja, encaminhar as pessoas para o Fórum.

Como medida pedagógica, competirá também aos Companheiros Administradores da página do FB, "filtrarem" os pedidos de parecer, pedidos de informações, etc., sobre assuntos que estão no Fórum, convenientemente arquivados.
Nunca será exagerado lembrar que o Fórum é a génese do CdP.
O King
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, jcpcarval, S-L, ribascop1972, maf, J. Cabarrão, britoribeiro, petervmaster, RCOL84, Gohrka...

Re: Sugestão/reflexão à moderação sobre o estado do fórum 28 Abr 2019 10:25 #113008

King-Eribelle Escreveu:
Não podia estar mais de acordo. E é por essa razão que habitualmente não respondo no FB a perguntas sobre questões que estão no Fórum, muitas delas extremamente aqui debatidas. Em vez de responder, aconselho quem pergunta a vir consultar o Fórum. Entendo que esta medida devia ser tomada por todos, ou seja, encaminhar as pessoas para o Fórum.

Como medida pedagógica, competirá também aos Companheiros Administradores da página do FB, "filtrarem" os pedidos de parecer, pedidos de informações, etc., sobre assuntos que estão no Fórum, convenientemente arquivados.
Nunca será exagerado lembrar que o Fórum é a génese do CdP.
O King

Nem mais.

É no fórum que está a base e é aqui que deve ser a prioridade.

Existem vários exemplos onde se pode usar o facebook como chamariz.

Tópico de uma nova parceria - Colocar no face apenas que foi realizada uma nova parceria com o parque tal, informações no fórum. Não colocar qual o desconto associado ou vir alguém depois responder e dar essa informação!

Revista CDP, colocar um tópico no face que saiu a nova revista, para a ter aceder ao fórum, não é colocar um link para a revista!

Outros exemplos, assuntos de bricolage, upgrades, etc. Deve ser colocado um tópico apenas com o assunto e depois o debate ser reencaminhado para o fórum.

É importante também que quem gere o grupo do face faça essa triagem e não permita aos utilizadores escrever de mais.... sei que a maioria das vezes não é por mal mas o que é certo é que acaba-se por escrever tudo no face relegando o fórum para segundo plano, se todos começar-mos com este tipo de comportamento o fórum irá ganhar vida, participação e novos utilizadores.
Vimara 340B (Vivi)
Os seguintes utilizadores Agradeceram: King-Eribelle, jcpcarval, J. Cabarrão

Re: Sugestão/reflexão à moderação sobre o estado do fórum 28 Abr 2019 12:49 #113010

Caro Pedro Vieira,

Obrigado pelas tuas opiniões/sugestões.

Concordo em muitas coisas contigo.

Como bem sabes desde 2015 que somos uma Associação (que nasceu do Fórum) e como tal temos obrigações para com os nossos sócios.
A Associação tem como objetivo primário promover o Turismo de ar livre, vulgo campismo.

Assim, pedimos aos nossos sócios que pratiquem muito campismo com qualidade e de forma sustentável.
Pedimos sempre a todos os sócios que visitem o nosso Fórum e estão sempre a aparecer novos utilizadores.

No meu ponto de vista, o Fórum não é mais activo porque as pessoas aos poucos estão a perder o sentido de partilha. Basta pensares qual era o objetivo do Facebook quando foi criado e o mesmo se está a passar com o Instagram.

Se reparares, a maioria usa as nossas redes sociais mais para pedir informações do que partilhar algo.

Percebo a tua preocupação, mas o nosso Fórum nunca irá morrer.

Sabes porquê? Nunca irá passar de moda.
É preferível sermos poucos, mas com partilhas feitas, do que muitos com nada.
Luís Filipe aka Castor Amigo

Knaus 400 TS power by Chevo Cruze
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, King-Eribelle, mjotamota, jcpcarval, mscocas, J. Cabarrão, Arthur, petervmaster, RCOL84

Re: Sugestão/reflexão à moderação sobre o estado do fórum 28 Abr 2019 12:53 #113011

Em relação às divulgação da informação, fazemos por todos os canais, Fórum, redes sociais e email, porque só assim conseguimos chegar a todos os sócios.

Mas continuamos a dar primazia ao nosso Fórum e só aí será divulgada a lista de inscritos e outra informação importante para o Nacional.

Os seguintes utilizadores Agradeceram: King-Eribelle, jcpcarval, petervmaster

Re: Sugestão/reflexão à moderação sobre o estado do fórum 28 Abr 2019 12:59 #113012

Pedro que aplicação usas para aceder aos fóruns via telemóvel?

Re: Sugestão/reflexão à moderação sobre o estado do fórum 28 Abr 2019 13:13 #113013

• mjotamota
  • Membro Registado
Pedro, o alerta que deixaste, já foi aqui debatido, também sei que já foi debatido no seio da associação, e sei que há um esforço por parte de muitos de nós em manter a chama acesa, mas não é fácil... A sociedade hoje quer o mais fácil.
Mas tanto a moderação do Fórum, como a direção da associação tem esse cuidado.
Informações importantes são sempre reveladas primeiramente no fórum, e depois nas redes sociais. Mas inevitavelmente o Facebook ganha aos pontos.
Mas acredito que para quem realmente segue este hobbie, o fórum terá sempre primazia.
E é por companheiros como tu, eu, e tantos outros que o fórum não morrerá.
Obrigado pela tua reflexão !
KNAUS 500 QDK + VOLVO S60 D5 Geartronic

Última Edição: 28 Abr 2019 13:15 Por mjotamota.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, King-Eribelle, jcpcarval, Castor Amigo, J. Cabarrão, petervmaster

Re: Sugestão/reflexão à moderação sobre o estado do fórum 28 Abr 2019 13:46 #113015

Castor Amigo Escreveu:
Pedro que aplicação usas para aceder aos fóruns via telemóvel?

Normalmente o browser. Como o meu telefone é android como a maioria tenho o chrome a sincronizar assim o que deixo aberto no PC quando abro o Chrome no telefone abro as abas do PC, tal como os favoritos.
Deixei de usar aplicações de terceiros porque nuns dava, noutros não e assim é mais pratico.

Abraço.

Em relação ao assunto supra citado.
Acredito que o fórum não morra. Haverá sempre alguém que venha cá meter umas coisas, a questão é essa mesma, não seria melhor ter participação de muitos que poucos....não concordo com essa ideia que sermos poucos mas bons que muitos e maus!

Acredito que estão atentos mas estejam mesmo, o CdP não é mais que os outros, tal como escrevi há muitos fóruns com milhares de inscritos que estão às moscas porque ninguém se preocupou com o fenómeno das redes sociais.

Segundo sei o objectivo inicial e prioritário da existência do CdP é o caravanismo, campismo, hotelaria ar livre.... este objectivo foi reforçado com o aparecimento da Associação. Uma Associação tem de ter associados, quantos mais melhor para se fazer mais e melhor, para alcançar outros voos e ter outra voz.
Quando se apresenta uma Associação com 500 associados e outra com 10 000 o peso é outro daí defender a ideia que temos de ser muitos, quantos mais melhor.
Ao se dar a papinha toda no facebook não estamos a crescer, estamos a facilitar a vida dos preguiçosos e quanto muito a sermos populares, nada mais que isso.

Seja como for, estou com o CdP.
Apenas quis transmitir a minha preocupação porque como escrevi algures em cima já vi este filme acontecer noutros locais referente a outros hobbies.

Abraço a todos.
Vimara 340B (Vivi)

Sugestão/reflexão à moderação sobre o estado do fórum 13 Maio 2019 08:44 #113168

• ruifsousa
  • Membro Registado
Venho deixar uma sugestão para a moderação.

Quando há uma questão no Facebook que sabemos estar debatida no fórum porque não escrever no Facebook o link para o tópico?

No fórum já é feito com naturalidade.

O que têm a dizer?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Caravelair Brasilia Luxe 425
Opel Zafira Tourer 1.6 cdti (ex: Opel Zafira B 1.7 cdti)
Os seguintes utilizadores Agradeceram: King-Eribelle, jcpcarval, Castor Amigo

Sugestão/reflexão à moderação sobre o estado do fórum 13 Maio 2019 08:53 #113169

• ruifsousa
  • Membro Registado
(Não consegui editar)

Se a informalidade que vai no Facebook passar para o fórum corremos algum risco de se “baixar um bocado o nível” das trocas de opiniões.
Todos sabemos que

No fórum e ainda mais no Facebook quando há membros que têm muita intimidade entre eles o registo das conversas é mais casual, nada contra.
Quem vem de fora e é novo deverá ter atenção e alguma etiqueta.

Abraços

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Caravelair Brasilia Luxe 425
Opel Zafira Tourer 1.6 cdti (ex: Opel Zafira B 1.7 cdti)
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, jcpcarval, Castor Amigo
  • Página:
  • 1
  • 2
Moderadores: admin
Tempo para criar página: 0.20 segundos