Bem-vindo, Visitante
Username Password: Lembrar-me

TÓPICO EXEMPLO * Duvida:Quando trocar a mangueira do gás? *
(1 a ver) (1) Visitante
  • Página:
  • 1

TOPIC: TÓPICO EXEMPLO * Duvida:Quando trocar a mangueira do gás? *

TÓPICO EXEMPLO * Duvida:Quando trocar a mangueira do gás? * 13 Mar 2013 15:49 #57797

• admin
  • Administrador CDP
Ricardo76 12 Dez 2009 01:46

Olá a todos não se confundam com o titulo pois a lingua portuguesa pode enganar na intenção de... o que quero aqui perguntar é como descobrem quando se deve substituir a mangueira que vai da botija de gáz ao tubo que entra na caravana.
Esta duvida surgiu-me porque na mangueira da caravana tem lá gravado 2006 mas deve ser o ano de fabrico e não encontrei outra data lá inscrita... como vou saber quando a tenho de substituir?
Alguém me pode elucidar pois já operei com aquecedores catalicticos e já troquei as mangueiras pq lá dizia a validade e não me acredito que a da caravana seja vitalicia...
The Boss!
O tópico foi fechado.

Re: TÓPICO EXEMPLO * Duvida:Quando trocar a mangueira do gás? * 13 Mar 2013 15:49 #57798

• admin
  • Administrador CDP
King-Eribelle 12 Dez 2009 02:07

Caro Companheiro

Sobre a questão que apresentou, o que tenho ouvido é que as mangueiras devem ser substituidas no máximo de 5 em 5 anos.
Muitas vezes, de aspecto parecem estar impecáveis, mas vão ficando porosas e mais duras, podendo começar a criar fissuras. Assim, pelo seguro, siga a regra....mude aos 5 anos.

O King
The Boss!
O tópico foi fechado.

Re: TÓPICO EXEMPLO * Duvida:Quando trocar a mangueira do gás? * 13 Mar 2013 15:50 #57799

• admin
  • Administrador CDP
Nuno Ribeiro 12 Dez 2009 11:36

Pela experiência que tenho a data que tem escrita é concerteza a validade da mangueira.

Eu troco sempre antes de passar a validade, mesmo que o tubo aínda me pareça em condições.
Excesso de zelo, talvez, mas afinal 1 metro de mangueira deve-me ter custado à volta de 2.5€.
The Boss!
O tópico foi fechado.

Re: TÓPICO EXEMPLO * Duvida:Quando trocar a mangueira do gás? * 13 Mar 2013 15:51 #57800

• admin
  • Administrador CDP
jcastro22 01 Jan 2010 18:23

Se a lira de borracha "mangueira" não tiver a data de validade impressa na mesma é porque se trata de material não homologado para gás e por isso não reconhecido pela DGEE. A data que está na lira é a data de validade garantida pelo fabricante. Liras fora de prazo são LIXO. Depois de se substituir as liras, deve-se sempre verificar com espumifro ou sabonária se deixamos alguma fuga ou não.
The Boss!
O tópico foi fechado.

Re: TÓPICO EXEMPLO * Duvida:Quando trocar a mangueira do gás? * 13 Mar 2013 15:51 #57801

• admin
  • Administrador CDP
Ricardo76 03 Jan 2010 02:03

Pois o que acho estranho no meu caso sendo a minha caravana de finais de 2007 comprei nova como pode vir com uma lira a dizer 2006 ??Andei este tempo todo com uma mangueira fora de prazo ... :eek: Por via das duvidas vou trocar e vou perguntar onde a comprei.Provavelmente vão achar estranho esta duvida depois de 2 anos da compra ...:chair:
The Boss!
O tópico foi fechado.

Re: TÓPICO EXEMPLO * Duvida:Quando trocar a mangueira do gás? * 13 Mar 2013 15:52 #57802

• admin
  • Administrador CDP
jcastro22 03 Jan 2010 10:01

Ricardo76 Escreveu:
Pois o que acho estranho no meu caso sendo a minha caravana de finais de 2007 comprei nova como pode vir com uma lira a dizer 2006 ??Andei este tempo todo com uma mangueira fora de prazo ... Por via das duvidas vou trocar e vou perguntar onde a comprei.Provavelmente vão achar estranho esta duvida depois de 2 anos da compra ...

A fabricação das liras (mangueiras), de acordo com as normas, implica a utilização de matérias-primas especiais que não permitam a passagem do gás através das paredes da lira (mangueira). A este fenómeno chama-se "permeabilidade". Esta é, aliás, uma verificação muito fácil de efectuar, bastando para o efeito mergulhar a lira (mangueira) em água sob pressão e observar a libertação de bolhas, ou com espumifro ou ainda sabonária.

As liras (mangueiras) flexíveis têm uma validade de 4 anos desde a data de fabrico, conforme indicação da norma, ou seja, é necessário ter muita atenção à validade durante o acto de compra e não esquecer a manutenção periódica.
De facto, se o fabricante não tiver utilizado as matérias apropriadas, a lira (mangueira) não irá resistir muito temo ao ataque químico provocado pelo gás. E como evitar estes riscos? Muito simples: basta comprar uma Liras (mangueira) certificada! Neste caso, o utilizador terá a garantia que a lira (mangueira) foi fabricada de acordo com a legislação em vigor.

No seu caso só pode ter acontecido uma de trés:
- A fabrica da caravana tinha liras (mangueiras) em stock já fora do prazo quando a sua caravana foi fabricada;
- A caravana foi fabricada em 2002 ou 2003 e esteve até 2007 para ser vendida;
- Ou ainda, em algum momento, por qualquer razão, antes de comprar a sua caravana, trocaram-lhe a ligação (se calhar para desenrrascar alguém).
The Boss!
O tópico foi fechado.

Re: TÓPICO EXEMPLO * Duvida:Quando trocar a mangueira do gás? * 13 Mar 2013 15:52 #57803

• admin
  • Administrador CDP
Ricardo76 30 Mar 2010 13:39

Aproveito para dizer que já rectifiquei a situação com a colocação de uma mangueira nova como é óbvio.Para todos aqueles mais distraídos aproveitem para ver este tipo de situação antes de saírem com a caravana pois é uma operação muito fácil de fazer por nós próprios.
Material necessário alem da lira nova duas chaves inglesas para desapertar o tubo que tem a lira.
The Boss!
O tópico foi fechado.

Re: TÓPICO EXEMPLO * Duvida:Quando trocar a mangueira do gás? * 13 Mar 2013 15:53 #57804

• admin
  • Administrador CDP
maverick 12 Maio 2011 12:32

Sim é verdade todas as mangueiras normalizadas têm a data de validade máxima
expressa no próprio tubo,depois desta ter expirado a mesma deve ser trocada
The Boss!
O tópico foi fechado.
  • Página:
  • 1
Tempo para criar página: 0.17 segundos