Questão Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum.

Mais
6 anos 10 meses atrás - 6 anos 10 meses atrás #104155 por Santana
Ora viva companheiros,


Em primeiro lugar, queria agradecer ao companheiro Joaquim, por ter agitado as águas! Acho que foi uma excelente iniciativa e que permitiu, quanto mais não seja, alguma reflexão sobre o assunto e alguma exposição de ideias.


Em segundo, gostaria de, pela parte que me toca, fazer um pouco "mea culpa". Não por causa do facebook, embora como já foi dito, facilita a interacção rápida e impessoal, completamente o oposto da do forum, mas que também serve um propósito: ajudar na divulgação da existência do forum e da Associação. Mas em relação a isto, há uma questão gostaria de ver respondida. Qual a percentagem de pessoas que seguem o CDP Connect, que não são membros do forum? Não sei se é possível obter essa estatística, mas se se conseguisse, seria interessante, pois ficaríamos com uma ideia da percentagem (e do número absoluto) de pessoas que acompanha pelo face, mas que não nunca se registou no forum. Até pode ser que sejam muito poucas... Ou não, não sei. Podiam fazer um questionário. Mas definitivamente, os tópicos tratados num lado não deverão ser os mesmos que são tratados no outro. O forum do CDP tem o valor que tem porque as pessoas participaram e colocaram informação que é pesquisável e por isso, de um valor extremo para quem se inicia nestas lides do Caravanismo, como me aconteceu há cerca de 6 anos.


Mas dizia eu, "mea culpa"...

Em tempos fui um membro bastante activo do forum. Não tanto nos relatos de férias, mas mais pela bricolage, notícias, opiniões sobre parques, ajuda dos companheiros de uma forma geral.

Mas a verdade é que a força do nosso interesse em cada um dos temas que nos cativam não é constante. Varia pelas mais diversas razões. No meu caso, a minha vida levou uma grande volta nestes últimos 20 meses, desde que saí de Portugal. Apesar de ter saído com a caravana atrás! Contava, nesta altura, já ter passeado mais e conhecido mais, mas depois a vida acontece e a nossa vida tem sido uma loucura interminável que só agora começam a estabilizar. Isso fez com que a caravana tenha passado este tempo todo guardada numa zona de parqueamento (excepto dois meses que tivemos que viver nela). Apesar de continuar apaixonado pelo campismo e pelo caravanismo, o meu interesse pelo tema esteve bastante adormecido nestes meses. Nunca deixei de cá vir dar uma olhadela no que estava a mexer no por cá, mas não com a regularidade diária com que o fazia antigamente (por vezes só mensal), e além disso, a vontade de participar eram próximo de zero. Sinto que agora essa vontade poderá estar a reerguer-se das cinzas, não pela altura do ano, mas porque a expectativa é que as saídas mais regulares, para além de férias estejam para breve.

Como eu, outros companheiros terão outras razões para estarem num momento mais ou menos participativo. É normal e compreensível e é um assunto que sempre "assombrou" o forum. Felizmente, tem sempre sido ultrapassado. Certamente que agora também o será.


Quanto aos encontros, todos passámos pelo receio de participar a primeira vez. Eu também! Primeiro, há que pensar que os encontros não começaram com um grupo de pessoas que se conhecia muito bem e resolveu fazer um encontro. Começaram com um grupo de pessoas que participavam num forum onde discutiam assuntos de interesse comum e que em determinada altura resolveram fazer um encontro e com isso dar cara e nome aos Nicks que já conheciam, continuar conversas que decorriam nos tópicos, cara a cara, com uma cerveja ou um copo de vinho e um petisco a acompanhar. E este espírito continua! A questão é que todos os anos há participantes novos no forum e com isso, todos os anos há pessoas que participam no encontro pela primeira vez. E acho que falo certamente pela maioria quando digo que vimos do encontro com a sensação que já tínhamos participado nos anteriores (como disse o companheiro Rodas), tal é a forma fraterna como somos recebidos. Portanto se esta dúvida assola algum companheiro, não pense duas vezes e participe! Afinal é excelente estarmos numa actividades em que todos temos pelo menos um interesse em comum.


Por fim, gostaria de deixar a sugestão da Associação/moderação utilizarem o Facebook para tentar aliciar pessoas para o forum. Para isso, a minha sugestão é que escolham tópicos do forum que achem que que poderão ser de interesse de um grande grupo de pessoas, ou outros dedicados mais a nichos, sobre viagens, bricolage, dúvidas, parques, etc., (e depois de obtida a devida autorização do texto partilhado, se for caso disso), criem um POST na página do CDP Connect, com (tipicamente) o texto do primeiro post desse tópico, o link para o post no forum e por baixo dizer algo tipo "Se quiser acompanhar este assunto, clique no link e siga este tópico no forum do CDP!". Desta forma dava-se visibilidade a quem ainda não se registou ou nunca fez pesquisas muito detalhadas, do tipo de informação que se pode encontrar no forum.


Como o texto já vai longo, despeço-me com um forte abraço!
Viva o :cdp:
Santana

TEC Travel King 510 TKM powered by Kia Sorento AWD :van:
Last edit: 6 anos 10 meses atrás by Santana.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, King-Eribelle, mjotamota, jcpcarval, Juan González, ANeto, Castor Amigo, GilbertoLeiria, ribascop1972, pfonseca e 1 outra(s) pessoa(s) também disse(ram) obrigado.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Mais
6 anos 10 meses atrás #104171 por ribascop1972
Olá companheiros.

Possuo caravana desde 2008, altura em que comecei a sondar na net tudo sobre caravanismo. A motivação que me levou ao caravanismo, foram vários fatores, primeiro porque já fazia campismo, algumas vezes até de mota e depois porque quando surgem os filhos, a tendência é parar por uns tempos.
O regresso ao campismo, passou então por uma pequena caravana de 2 ambientes, passando para 3 ambientes com algumas bricolages pelo meio.

Conheço o fórum desde a sua criação e alguns companheiros que já participavam num determinado fórum de autocaravanismo. Como o caravanismo era visto pelos AC como um parente pobre e com uma filosofia distinta, a quem chamavam de parquistas, foi necessário e ainda bem criar um fórum distinto.

A minha forma de estar atualmente não se enquadra no mundo do autocaravanismmo, são muitos fatores que não me agradam e com certeza são esses mesmos fatores que a maioria dos companheiros que aqui andam, acabam por partilhar.

Ao longo destes anos que conheço o fórum, sempre participei com opiniões de parques, viagens e bricolages e mais recentemente com participações em encontros.

Vejo esta ferramenta como muito importante no mundo da hotelaria de ar livre. Os franceses gostam deste termo e nos também temos de nos habituar a usar. Sim, porque o campismo nas suas diversas vertentes, é isso mesmo campismo, o contato com a natureza. Apenas se muda a forma de lá chegar, seja ela tenda ou autocaravana.

O CDP e o fórum em particular tem contribuído como uma fonte ou base de dados muito importante para quem se aventura lá fora ou simplesmente quem procura um parque perto sem fazer muitos km.
A bricolage é outra riqueza deste fórum, que ajuda a escolher determinado acessório até ao mais difícil, como uma reconstrução/contrução de uma caravana.

O fórum em particular nos últimos tempos tem vindo na minha opinião a perder alguma vitalidade, devido ao crescente numero de adeptos das redes socias, onde também me revejo.
Os diversos grupos ou simplesmente aqueles que querem uma resposta rápida sem se darem ao trabalho de explorar são os principais inimigos do fórum.

Para isso a criação da associação que obviamente encontra-se muito ligada a este fórum, vem colmatar esta falha, interagindo mais nas redes sociais, fazendo uma ponte para o fórum.

Como já aqui foi dito, devemos nas redes sociais partilhar, encaminhar mais informação para o forum e evitar o facilitismo de muita gente que anda no facebook, a preguicite leva a que um simples clique tenhamos respostas como qual o melhor camping numa determinada região.

Aqui no fórum acho que temos de rever alguns pontos, sei que muitos só aqui vem para beber informação, mas é algo com que temos de suportar. O tempo de aprovação de novos utilizadores para participar em todos os tópicos também leva algum tempo, o que para alguém, que quer uma resposta rápida acaba por ir ao facebook. A introdução de fotos também é outro problema, coisa que o facebook não tem. No meu caso uso o tapatalk para colocar fotos no fórum com muito mais facilidade.

Para finalizar e em jeito de apelo, evitem dar respostas a determinadas questões no facebook, encaminhem para o fórum. Primeiro porque o timeline do facebook perde-se no tempo, podemos estar a dar uma grande informação que poderia ser útil para mais pessoas e vai acabar por se perder. Quem lá anda já de certeza que se apercebeu das mesmas questões repetidamente colocadas.
Obviamente que não estou a fazer um boicote às redes sociais, apenas que devemos optar por apenas responder a questões, ou porque não estão no fórum, ou porque devido à urgência devemos responder no imediato.
O fórum e os seus utilizadores, devem-se adaptar e não estagnar às novas formas de partilha de informação.

Hobby De Luxe 490 KMFe
Ford Smax 2.2 175 cv 400Nm
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, King-Eribelle, jcpcarval, Juan González, ANeto, Castor Amigo, Santana, pfonseca, Arthur

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Mais
6 anos 10 meses atrás #104200 por jcpcarval
Olá a todos

Fico contente que a discussão tenha continuado. Desde já agradeço aos últimos companheiros
Queria só dizer que concordo em geral com o que foi dito.

Sem duvida que devemos aceitar as redes sociais e afins, pois se formos dinâmicos e diria até inteligentes o suficiente, podemos usa-las em nosso beneficio. A sugestão que o companheiro Santana deu, poderá ser um bom exemplo de utilização futura.

Para isso, e falando de Facebook, creio que o CDP Conect ( ou algo do estilo ) poderá sem dúvida ser a resposta, onde todos os companheiros do forum poderão partilhar aquelas informação e assuntos que andam por lá, e sem descurar que se for relevante o suficiente, poderá ser colocado por aqui, para futura referencia

Tal como eu já disse poderá ser quase que uma "extensão" com as devidas diferenças do nosso fórum.
Obviamente que a página institucional da Associação, deverá manter-se como um canal não de partilha comum dos companheiros, mas como um canal mais institucional e informativo da associação.

Eu pela minha parte, o que vir que possa ser engraçado partilhar no CDP Connect, assim o farei.
Provavelmente uma ou outra foto em viagem e férias também. Não deixarei nunca de partilhar como tenho feito até aqui a programação, relatos e parque, por ex, como sempre fiz.

Como alguém disse em cima e muito bem, aqui estamos em família. E é aqui que falamos do que todos temos em comum e do que nos interessa acima de tudo: Caravanismo

E outros "fóruns" onde cabe tudo dentro do mesmo saco, onde há mais discussão irracional do que conversa saudável, cada vez menos me interessa e o tempo se encarregará de mostrar o porquê.

Abraço,
Joaquim

Knaus Sport 500 FDK + VW Passat Alltrack

Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, mjotamota, Juan González, ANeto, GilbertoLeiria, ribascop1972, Santana, Arthur

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

  • Fabião
  • Avatar de Fabião
  • Desligado
  • Membro Platina
  • Membro Platina
  • Fabião nome de familia grande que gosta muito de trabalhar mas tambem de passear.
Mais
6 anos 10 meses atrás #104230 por Fabião
Olá a todos os companheiros Campistas.

Venho assim expor a minha opinião.
Uma associação como o CDP que para min é um prazer conviver com todos não pode ligar a politicas sem importância.
De mim falo que não sou participativo porque para estar a escrever este texto tenho que o fazer fora de horas porque tenho uma actividade muito intensa ligada com a programação de maquinas.
Agradeço ao CDP todas as mini ferias que proporcionou a minha família.
O CDP é e será sempre um local para reviver recordações que pessoas mais viajadas proporcionaram a minha família.
Na minha opinião todos os que contribuírem na compra da anuidade para a manutenção do forum tem todo o direito de permanecer sejam muito ou pouco participativos.
Hesitem participantes que ao participarem não deixam contendo nenhum.
Estou a aprender com outra pessoas mais viajadas para quando tiver tempo poder acrescentar conteúdos validos e com sabedoria.
É fácil criticar fazer melhor ningem cocegue.

Agradeço a todos os moderadores e peço para que continuem com as boas praticar.
Não dêem ouvidos a politicas sem interesse.

Um bem haja :cdp: .
Comprimentos caravanistas.
Fabião

FABIÃO
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, King-Eribelle, mjotamota, jcpcarval, Juan González, ANeto, Castor Amigo, ribascop1972, Santana

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

  • Não permitido: para criar novo tópico.
  • Não permitido: para responder.
  • Não permitido: para editar a sua mensagem.
Moderadores: adminv15
Tempo para criar a página: 0.350 segundos
Desenvolvido por Kunena