Bem-vindo, Visitante
Username Password: Lembrar-me

Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum.
(1 a ver) (1) Visitante

TOPIC: Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum.

Re: Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum. 20 Maio 2017 01:30 #103942

• Ricardo76
  • Administrador CDP
Olá companheiros, este é um assunto que já me "atormenta" desde a génese deste fórum onde como alguns sabem e devem de ter acompanhado, bastando procurar aqui nesta secção já fiz várias chamadas de atenção do género bem como mais companheiros...mas este desabafo que o Joaquim aqui faz é um pouco diferente de todas as outros pelos motivos que ele já descreveu e bem.

Penso que o momento em que vivemos das redes sociais, do instantâneo, de resposta rápida, dos impacientes, dos likes, o fórum fica a milhas de distância mas, o fórum e quanto a mim e ainda bem não se compara ao facebook nem ao mesmo ritmo, são coisas, quanto a mim efetivamente distintas.

Podemos ver grupos, grupos de grupos, mas o facto e que me dá um certo gozo saber que alguns deles existem porque o fórum existe e lhes deu bases para os criarem.Eessas pessoas andaram por aqui e o que aprenderam foi por aqui e pelos companheiros e disso ninguém nos pode tirar o mérito se elas já não participam isso é uma questão pessoal delas.

Alguns grupos porém são meros "antros" de as pessoas a despejar as suas frustrações numa coisa que é um hobbie!
Como já devem ter notado o facebook do caravanismo de Portugla e o CDP connect separou-se desde o seu inicio um pouco da genralidade dos grupos e o que lá se partilha a equipa trata de o partilhar aqui pois o fórum não é esquecido nunca o seráe concentra-se unica e exclusivamente no Caravanismo!

Assisto também ás vezes algumas confusões de pessoas que confundem o facebook privado com fórum nomeadamente a respeito encontros com alguns amigos que aqui se fizeram. Eu não vejo mal nenhum em uma pessoa se encontrar com outra ou outras pessoas e não vir aqui partilhar pois podem querer estar no seu sossego qual é o problema, a meu ver nenhum!

Por mim até prefiro que as pessoas venham cá antes partilhar a opinião de um parque que estiveram isso sim é de valor para o forum!

Nesses grupos e que facilmente para quem tem facebook e por gosto são membros pois eu também sou, mal não faz dar uma dica ajudar um companheiro eu já o fiz e irei a continuar a fazer mas uma coisa que nunca deixei de fazer foi de encaminhar para o fórum.

O que eu reparo é que cada vez mais as pessoas não gostam de regras de seguir instruções gostam da liberdade e do facilitismo que as redes socias permitem e aqui não encontram isso, mas uma coisa que nunca vão encontrar é base de dados e informação que permaneça como está desde 2008 imaculadamente e a aumenatr graças, aos que continuam a participar neste cantinho e já ajudou muitos.

Obrigar nesse não é a intenção destes posts, quem vê dessa forma está a interpretar mal as palavras pois desde que aqui sou membro as coisas construiram-se lentamente tal como uma viagem de caravana e só assim também foi possível termos as fundações que temos. Apesar do momento menos bom de participação eu sei que o CDP está firme e bem encaminhado com os contributos dos que já passaram pela moderação e pelos os que continuam.

A questão dos encontros e eu não posso estar em mais desacordo, se me dizem que o fórum é para encontros, não o é nem nunca o foi. Os encontros existem porque o forum existe ponto.O que veio a suceder nos anos que se seguiram foi um belo desenrolar de momentos de convivio que foram tomando proporções maiores com o passar dos anos a nível de participação e de organização. Olhando ao país que temos confesso é um movimento espetacular face a encontros que tenho conhecimento pelo resto da Europa. Claro que a evolução trás coisas boas e más mas pelo que tenho visto o tempo filtra essas "coisas" e as que perduram são as boas felizmente! Outra coisa que sempre me incomodou no que ás vezes ouvia ou lia era termos muitos ou poucos inscritos isso a mim nunca me interessou pois como também organizador a minha preocupação é apenas para que proporcionemos o ambiente fantástico do companheirismo que aqui vivemos. Sei também que alguns companheiros por motivos pessoais se afastaram do fórum lá terão as suas razões mas eu por mais chateado que possa estar com alguém daqui e acreditem que na minha posição já fiz muitas inimizades, não deixo de aqui vir dar o meu contributo pois este é um dos meus hobbies favoritos e com o que eu puder contribuir seja para ajudar quem seja optimo sinto-me bem!

Tal como eu muitos de nós fizemos belas amizades que continuamos a cultivar mesmo que algumas delas sejam virtuais. Para mim um bom companheiro não é aquele que vai a todos encontros mas depois no fórum não participa , para mim é aquele que participa e se não for a encontros qual é o problema? Nenhum! Quanto a participações se vai muita gente do fórum ou captada pelo facebook do CDP, isso a mim apenas me interessa se essa pessoa se tornar membro desta comunidade ativa que me importa se participa num encontro e depois não vem aqui? O problema que se calhar não é um problema é que não podemos obrigar as pessoas a vir aqui podemos encaminhar mas depois o resto do caminho é com a pessoa.

Quem é do inicio lembra-se que primeiro surgiu o fórum só depois veio o resto e quando digo o resto...

Mas bom isto não é o problema pois sempre foi assim ha pessoas que apenas cá vêm agora porque vêm tirar uma duvida(agora mais que vem o bom tempo) e é para isso que o forum serve e irá servir, algumas pessoas a seu tempo tornarão-se clientes desta casa.

Claro que gostaria mais se essas pessoas permanecem por cá a partilhar informação pois eu quando comecei era um zero á esquerda e fui aprendendo com os outros isto é o que se trata aqui!

Isso não me incomoda pois eu sei que quem se interessa por este movimento continua por cá e continua-se chatear tal como o Joaquim fez e bem com este post.

Há outra coisa muito importante que é o funcionar nas redes sociais, pois a frieza que eu vejo nas mesmas nada tem haver com o ambiente que felizmente se vive aqui do companheirismo dos resistentes.

O que aqui temos é de uma riqueza unica e sei que já ajudou muitos a comprar caravana a decidir-se por determinado acessorio, a ver itinerários, a fazer uma bricolage ou seja ajuda e dá gozo ás pessoas isso para mim é ouro!

O tempo tem sido nosso aliado pois quem nos acompanha desde o início deve lembrar-se que passamos aqui períodos menos bons derivado a pessoas que cá vinham somente destabilizar com segundas intenções, o tempo fez questão de as encaminhar para o sitio certo, como também sei que o tempo vai nos continuar a dar esta longevidade se calhar não tanto com as participações que desejamos mas de boa qualidade. Não queiram que isto seja um facebook...isso nunca.

Para coisas instantâneas ha o "tang" onde basta juntar água e já está e essa não é a nossa essência nunca o foi!

Bem a minha prosa vai longa mas agradeço ao Joaquim por este desabafo isso é bom é sinal que te preocupas e certamente muitos mais de nós cada um com a sua maneira de ver a coisa!

Cumprimentos caravanistas
Caravan powered by Audi A5 2.0 Tdi and Seat Altea 1.9 Tdi.

Última Edição: 20 Maio 2017 01:53 Por Ricardo76.

Re: Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum. 20 Maio 2017 03:01 #103944

• jcpcarval
  • Membro Registado
Obrigado João e Ricardo pela vossa contribuição.

Cada um à sua maneira tiveram intervenções bem esclarecedoras. Espero que mais o façam

Gostaria só de esclarecer que apesar do Gilberto ter escolhido colocar ( e bem ) o meu post inicial neste tópico sobre "utilizadores nada ou pouco frequentes" , não é bem disso que estamos aqui a falar...

É algo muito mais abrangente! Creio que já todos perceberam isso.

É mesmo uma espécie de toca a reunir! Vamos lá embora fazer mexer isto

Forte Abraço!
Joaquim
Knaus Sport 500 FDK + Mitsubishi Outlander

Última Edição: 20 Maio 2017 03:02 Por jcpcarval.

Re: Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum. 20 Maio 2017 04:01 #103947

• ANeto
  • Moderador CDP
Boas Companheiros,

Eu também sou um dos que vem ao fórum beber informação e poucos serão os que aprenderam alguma coisa com a reduzida participação que tive até ao momento.

Também já me tinha ocorrido que o fórum estava a atravessar uma fase de menor participação e que os participantes seriam quase sempre os mesmos.

Ma s outro pensamento já me tinha ocorrido também… será que o fórum já tem toda a informação e não há nada de novo a acrescentar? Não me parece…

Eu próprio, se frequento um parque de que já há tópico a falar do mesmo, raramente acrescento um post a dizer que estive lá e comento a experiencia vivida. Um comportamento que vou tentar modificar.

Facebook? Não tenho e desconheço o que lá se passa, mas acredito que o facilitismo de “postagem” afaste os Companheiros do fórum.

Acredito que o fórum está vivo e de saúde, só temos é que mudar a atitude e participar.

Obrigado Joaquim, pelo post.

Abraço a todos.

ANeto

Bürstner Premio 480 TK + Kia Carens

Re: Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum. 20 Maio 2017 04:02 #103948

Viva Companheiros

Caro Joaquim, obrigado pela iniciativa.

Senti o mesmo que escreve e, talvez por comodismo, não escrevi nada.
Mas porque não me quero acomodado, porque é com acções que se combate a inércia e por consideração às pessoas que constituem este Fórum, deixo a minha opinião.

Quantidade e qualidade

Nem sempre tive a visão que tenho agora.
Quando comecei a viajar para fora de Portugal reparei que quase todos os ingleses se preocupavam e questionar assuntos relacionados e tirar fotos aos parques de campismo por onde passavam.
Na altura, perguntava-me “mas este pessoal vem para aqui fazer relatórios ou gozar férias?”

Mais tarde, em pesquisas relacionadas com viagens, reparo que muita da informação, ou mais fidedigna ou mais detalhada, tem proveniência inglesa.

Como é que eles têm tanta informação, com tanto detalhe e disponibilizada em tantos locais e para todos?
A resposta é simples: porque são muitos a colaborar, o mais e o melhor que conseguem.
O que os move é o sentido de entreajuda: hoje discuto/partilho esta informação, amanhã vai ser útil a alguém.

Se dois de nós discutirem/partilharem informação, cada um saberá mais do que ele próprio sozinho, não concordam?
E se forem 100 a discutir/partilhar?
E se forem 1000?

Que informação partilhar?
Toda a que se julgar poder ser útil a alguém!
Para começar, a que gostávamos de encontrar no Fórum.

Exemplo: porque relato as minhas viagens? Se já as fiz, porque as conto?
Sou obrigado a isso? Não. Partilho a informação porque isso pode ser útil a outros Companheiros.

É esta atitude que defendo: partilhar e discutir sem criticar nem julgar.

Orgulhemo-nos já hoje da ausência de crítica ou julgamento ser uma das características deste Fórum.

Reforcemos a partilha e a discussão, para nosso próprio bem.

Cumprimenta
Luis C
Última Edição: 20 Maio 2017 04:02 Por Hobby 495 uk.

Re: Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum. 20 Maio 2017 04:28 #103953

• sanguli
  • Membro Registado
  • Lídio Fernandes
Eu quando escrevi sobre a forma como foi publicitado o 9º encontro em grupos do face que não são da família CDP, já era para alertar para este facto, mas ...

...não ponho lenha para a fogueira.

Vamos todos nos empenhar no renascimento da grande família CDP

Eu e a família SANGULI vamos contribuir fazendo o que sempre fizemos, relatar, ler outros post's, aprender e projetar com as informações dos relatos dos companheiros, aproveitar as parcerias, enfim, fazer tudo como dantes.

FORÇA CDP, FORÇA ASSOCIAÇÃO CDP

DSC08254.JPG

image_2013-11-16-14.jpg

Anexo C:\fakepath\mkmb.jpg não encontrado

13407180_530809517127859_3121974323861411491_n.jpg

Obrigado CDP
sangulí / Lídio Fernandes & Marta Reis (BUSTOS-aveiro)
Vimara 340 Sport desde 1989 powered by Opel Zafira 2.0 DL16V
Última Edição: 20 Maio 2017 04:30 Por sanguli.

Re: Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum. 20 Maio 2017 05:57 #103954

Olá companheiros,

não é fácil gerir expectativas.

Os que mais participam, são os que naturalmente criam uma maior relação com o Fórum e logo sentem de uma forma mais intensa tudo o que aqui se passa.

Por aqui, somos um pequeno grupo de participantes, mas que conseguiu partilhar e organizar tanta e tão boa informação que muitos desconhecem, simplesmente porque dá trabalho ler.

Nascemos, fomos, somos e seremos sempre um grupo pequeno. A nossa realidade assim o comprova.
Somos um país pequeno, com pouca população e com um ordenado mínimo muito baixo. Logo, a maioria dos Caravanistas em Portugal, são residentes de parques de campismo.

Somos um povo muito comodista, dizemos mal de muita coisa, mas nem sequer o Livro de Reclamações usamos.
Desde que haja "Futebol, Fado ou Fátima" amanhã resolveremos os problemas.

Assim, as redes sociais assentaram que nem uma luva a muitos dos que por aqui andavam. Como dava trabalho participar / partilhar no fórum, partilham no Face, mas esquecem-se (ou não) que passado um mês já ninguém poderá ver o que foi partilhado.

Pensava que as pessoas gostavam de partilhar, mas enganei-me, fiquei triste.
Gostam de saber o que lhes interessa (e com o menor esforço possível) e depois esquecem que deveriam retribuir.

Mas quem aqui veio e precisou de ajuda foi e será sempre bem recebido.
Da minha parte, terei sempre uma "cana de pesca" para oferecer.

Tenho a minha escrita bastante atrasada, pode ser que com a ajuda deste tópico volte a motivação.

Carpe Diem
Luís Filipe aka Castor Amigo

Knaus 400 TS power by Chevo Cruze
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, King-Eribelle, mjotamota, jcpcarval, Juan González, S-L, ANeto, GilbertoLeiria, Santana, sanguli...

Re: Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum. 20 Maio 2017 18:23 #103960

• jcpcarval
  • Membro Registado
Obrigado aos que já participaram na discussão!

A ideia era mesmo esta...mexer com isto Agora é continuar

A minha posição sobre o Facebook e outros afins, é muito clara.

Todos os que por aqui tem ligação comigo sabem que eu utilizo e gosto de andar por lá, embora, de forma geral, fazendo alguma selecção do que me interessa por onde ando e o que vejo.

Há muitos grupos fechados especializados, quase tipo fórum, que eu participo e gosto, e não vejo mal nenhum nisso. Tenho interesses vários e diversificados e o facebook veio melhorar o contacto e algum conhecimento, meio efémero, mas veio.

Por exemplo, falando do nosso universo e do que nos interessa, campismo e caravanismo, quem não gosta de seguir as páginas das diferentes marcas de caravanas, com as novidades? Ou das marcas de acessórios e lojas? Ou das páginas dos campings ? Claro que sim! Nada contra, antes pelo contrário.

Mas nada disso invalida que se "esqueça" ou "abandone" o fórum! Porque cada espaço têm o seu lugar !!!
Não se pode é pensar que uma coisa substitui a outra...aí já não concordo!

Podemos sim, usar o que de bom as redes sociais têm, usar o nosso espaço já criado ( CDP Connect ) para fazer contactos e uma partilha mais rápida na comunidade do que possa ser mais adequado pelo Facebook.

Ao mesmo tempo tudo que for interessante colocar, dar a novidade, ou partilhar no forum, não podemos descurar essa parte, e então deveremos usar o fórum para aquilo que ele tem de melhor: Discussão e partilha de conhecimento de uma forma organizada e eficaz.

Aí meus amigos, nada se equivale a um fórum. Como eu já tinha referido em cima, e também falado agora pelo Castor, aqui sim, podemos fazer uma pesquisa. No Facebook, esqueçam lá isso...

Agora alguns poderão pensar erradamente que a minha visão será sobre um regresso ao passado, ou voltar aos tempos áureos...bom, não é bem isso...Não é isso que eu espero que aconteça, pois tudo na vida tem o seu tempo.

Será sim, aceitar as novas realidades, e fazendo a devida adaptação, continuar o nosso excelente caminho, talvez de uma ligeiramente diferente, mas mantendo sempre o espírito que união, partilha e companheirismo que sempre nos caracterizou.

Abraço!
Joaquim
Knaus Sport 500 FDK + Mitsubishi Outlander

Última Edição: 20 Maio 2017 18:25 Por jcpcarval.

Re: Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum. 21 Maio 2017 16:08 #103964

• rogerio
  • Membro Registado
  • Cada momento que vivo, tem o seu sabor próprio. . .
Palavras sábias e grandes verdades aqui se escreveram que vão servir para abanar e acordar o Fórum.

Eu não sou contra o que se coloca nas redes sociais, desde que as pessoas tenham a consciência de que podem também partilhar essa informação no Fórum, o que na realidade não se vê muito acontecer, as pessoas colocam no Face e ficam por aí e como o Ricardo já disse, essa informação perde-se, eu próprio já passeio por isso, lembra-me de ter visto que me interessava no face e mais tarde tentar encontrar essa informação tão valiosa e não a encontrar, é frustrante e é aqui que o Forum se distancia de tudo, como sendo uma verdadeira enciclopédia, é aqui que encontramos a informação bem arrumada e catalogada.

Por exemplo, eu não tenho por hábito fazer grandes reportagens sobre as minhas saídas, porque infelizmente ainda não tive oportunidade de fazer grandes viagens, mas delicio-me a ver as reportagens de outros colegas, pois com essas reportagens viajo com eles também e sei que um dia se quiser ir para um determinado país ou zona, sei onde encontrar um precioso relato repleto de informação importante sobre essa zona. É aqui que este espaço se distancia.

É também verdade que muitas pessoas só se lembram deste espaço quando o Sol começa a brilhar mais, passando o resto do ano sem por cá passarem ou acrescentarem qualquer valor.
Há pessoal que nem nunca sequer abriu um tópico a acrescentar algo de valor para conhecimento geral neste Fórum, mas isso vai de cada um, não os censuro!

Eu todos os dias durante o ano passo por aqui, vejo o que se passa e por vezes comento um ou outro tópico.
Outras vezes abro um tópico que pode ser útil a todos, faço o que posso para contribuir para este espaço crescer cada vez mais, pois gosto das pessoas que fazem parte dele, muitas são reais outras virtuais, as reais aparecem nos encontros, nos parques de campismo e partilham as suas histórias aqui.

Como dizia o Ricardo, os encontros na memória de cada um não se avaliam se tiveram muita ou pouca gente, avaliam-se pela qualidade que teve e pelas pessoas que lá estiveram, isso é que importa.

Resumindo, sempre disse, partilhem o que quiserem no Face, mas não se esqueçam de colocar a informação útil no Fórum para bem de todos.
Knaus Sport 500 + Honda Accord Tourer S + Discovery 3
Última Edição: 21 Maio 2017 16:09 Por rogerio.

Re: Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum. 22 Maio 2017 04:35 #103972

• mjotamota
  • Membro Registado

Bem…
Antes demais, obrigado Joaquim pelo teu abanão ( já é notório o impacto )

De facto, todos ( ou quase todos ) se deixaram levar por este estado melancólico em que o nosso fórum caíu.
Não interessa agora esmiuçar, para conseguir desculpas ou causas.
Pois falar sobre isso, daria uma prosa muito grande…
E poderia levantar polémicas, e más interpretações, e com efeito levar a discussão para um caminho que não é de todo o ambiente nem a imagem deste fórum.

Interessa sim, é que nos sintamos abanados, espicaçados e motivados para seguir com a contínua valorização deste espaço magnífico !

Como diz o Ricardo, e bem, o tempo encarrega-se-á de revelar muita coisa.Inclusive quem está por paixão à causa.
E este tópico, ( que na minha opinião até deveria ter um nome próprio ) já vai revelando isso mesmo. Quer pelas participações, visualizações, agradecimentos, etc…

Portanto Companheiros, não nos deixemos dividir por aqueles que apareceram para reinar.
Vamos juntos continuar a contribuir para o enriquecimento deste espaço caravanista que já tanta sabedoria partilhou gratuitamente, sem a busca desenfreada por Likes, vaidades ou ostentação.

Há quanto tempo não lemos um viva o CDP ???

Embora lá sair desta agonia facebookiana, e fazer um brinde ao CDP !!!
KNAUS 500 QDK + VOLVO S60 D5 Geartronic

Re: Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum. 22 Maio 2017 16:11 #103979

• RMKings
  • Membro Registado
Olá Companheiros,

Sou Caravanista "Iniciado", o que de igual modo me faz ser um membro "Iniciado" do Fórum. Estes dois no meu caso andam interligados.
A culpa? Essa atribuo ao Joaquim Carvalho. Quando em conversa com ele partilhei que estava interessado em comprar uma Caravana, foi ele quem me referiu o Fórum, e me explicou a sua utilidade. A qual pude comprovar mais tarde com os meus próprios olhos. Falou-me com a mesma intensidade com que agora tenta revitalizar o mesmo, que me inscrevi no momento.

Neste pouco mais de um ano, posso dizer que vi, li e procurei muita coisa. Depois... fui um dos que perdeu o acesso . "Re"li as regras e percebi que o objectivo é partilhar, ou no mínimo ser activo.
Como novo membro, não sei como era o antigamente, mas percebo que para ser, e ter o que tem, neste fórum teve que existir uma participação bastante activa.

No entanto não considero fácil. Por mim falo. Quero participar, quero escrever, mas sobre o quê? Existe algo que possa partilhar com estes "Gurus"? Serei bem acolhido? Será que é interessante? São muitos se... E existe tanto e bom material, o que poderei acrescentar?

O que sei é que gosto de aqui vir, que gosto dos relatos, das ajudas, do conteúdo. Se o mesmo pode ser ainda mais cativante, melhor. Tentarei ajudar.

Saudações Caravanistas.
Knaus Sport 450 FS Powerd by Mitsubishi Outlander 2.2 DiD
Moderadores: admin
Tempo para criar página: 0.45 segundos