Bem-vindo, Visitante
Username Password: Lembrar-me

Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum.
(1 a ver) (1) Visitante

TOPIC: Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum.

Re: Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum. 22 Maio 2017 17:13 #103981

  • mjotamota
  • OFFLINE
  • Membro Registado
  • Mensagens: 3218
Caro companheiro RMKings, no ambiente deste fórum não há lugar para Gurus. Além do mais, ao partilharmos, a informação passa para todos, para os mais, ou para os menos experientes.
KNAUS 500 QDK + VOLVO S60 D5 Geartronic

Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, King-Eribelle, jcpcarval, Juan González, S-L, ANeto, Castor Amigo

Re: Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum. 22 Maio 2017 17:52 #103982

Boas COMPANHEIROS do !!!
Para já só digo isto...
Obrigado JCPCarval!!!!
Knaus 450FS & Mitsubishi Outlander 2.0 140 cv
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, King-Eribelle, mjotamota, jcpcarval, S-L, ANeto

Re: Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum. 22 Maio 2017 20:15 #103984

  • Arthur
  • OFFLINE
  • Membro Registado
  • Paulo Marreneca
  • Mensagens: 212
Companheiros
Já foi tudo dito...nada mais a acrescentar.

Cada um participa na medida do que lhe é possível e se assim o fizer ... o fórum estará vivo.

A adesão, no meu entender, terá que ser voluntária e, por isso, intrinsecamente positiva. Isso aportará não só a vontade de ser participativo mas sobretudo a responsabilidade de "devolver" à comunidade um pouco do que tanto ela dá a cada um.
Para "obrigações " já bastam as fiscais...

Abraço a todos
PM
Vimara 450TF + Range Rover
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, King-Eribelle, mjotamota, jcpcarval, S-L, ANeto, Castor Amigo, rogerio

Re: Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum. 23 Maio 2017 00:40 #103992

  • jcpcarval
  • OFFLINE
  • Membro Registado
  • Mensagens: 2484
Grande Kings Agora eu é que tenho a culpa? Desta é que eu não estava à espera...

Assim é que é...participar e dar o contributo! Nas pequenas coisas é que vai construindo o fórum.
Repara que as tuas duvidas podem ser as de muita gente. E por isso mesmo é que aqui "enriquecemos" todos juntos.

Como bem disse o Mota, aqui não há Gurus. Somos todos companheiros, apesar de haver alguns com muito mais experiência que nós...mas aqui todos aprendemos...sempre! Por isso, siga!

Caro Juan, temos que agradecer a todos os que já participaram e que vão continuar a participar, seguramente!
Assim se mostra o espírito O que iniciei foi pela paixão ao Caravanismo e ao que esta comunidade representa para mim e para todos nós. Não há lugar a louros, aqui somos todos iguais. O que é comum e o que nos move é a paixão

Companheiro Arthur, claro que sim. Aqui não há nem nunca houve obrigações! Estamos juntos

Abraço a todos!
Joaquim
Knaus Sport 500 FDK + Mitsubishi Outlander

Última Edição: 23 Maio 2017 00:41 Por jcpcarval.

Re: Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum. 23 Maio 2017 00:50 #103993

  • Tiago
  • OFFLINE
  • Membro Registado
  • Mensagens: 1266
Companheiros,

Eu fui um dos que (infelizmente) reduziu a participação no fórum, não por causa do Facebook ou qualquer outra rede social, mas porque no último ano a minha vida deu uma volta muito grande - sou "emigrante" no próprio país.. lol Não consegui acompanhar de perto o fórum, nem sair com a caravana - esteve parada meses!..

Mas felizmente as coisas estão a mudar, hoje já trouxe a caravana para casa e espero retomar o caravanismo de outrora (sejam saídas, seja participando no fórum).

A todos um bem haja e.... VIVA O CDP!
Vimara 370 powered by Frontera 2.8

No caravanismo e no CDP desde 2009

Re: Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum. 23 Maio 2017 15:14 #104007

  • jsantos
  • OFFLINE
  • Membro Registado
  • Mensagens: 1763
Não poderia deixar de dar o meu contributo neste tópico e desde ja o meu agradecimento ao companheiro jcpcarval por ter tomado iniciativa de nos dar um abanão e nos tentar tirar da melancolia em que estávamos a cair....

Acho que todos nós ao longo de todos estes anos de CDP temos estas fazes. Tempos em que participamos muito e outros em que quase não escrevemos.

Eu falo por mim, em 7 anos que por aqui ando, a minha vinda aqui é quase diária. Já se tornou da família e é imprescindível em todos os computadores da casa ter o separador a dizer CDP para ser mais rápido de abrir.

O grande problema é sempre o conformismo, embora venha cá diariamente, muitas das vezes nada escrevo, algumas vezes por falta de tempo, outras por não saber o que dizer ou simplesmente porque andamos tão atarefados com o nosso dia-a-dia que nos esquecemos que este é um espaço de partilha. Tal como nós gostamos de ler o que se passa, as outras pessoas também gostam de ler e saber novidades.

Não pode ser um espaço onde apenas um ou dois se destaca e escreve, acho que, e falando por mim alguns comportamentos devem mudar. Não custa nada partilhar e dar o nosso contributo para este espaço que é um pouco de todos nós, pois só assim teremos a oportunidade de crescer.

Acho todos devemos tentar sair um pouco da nossas "tocas" e vir aqui dar opinião sobre os vários assuntos que normalmente ah sempre para debater ou simplesmente partilhar algumas das nossas aventuras e saídas. Acreditem que mais cedo ou mais tarde alguém irá para o mesmo parque ou para a mesma zona que fomos e essa informação será extremamente útil para ajudar alguém.

VIVA O CDP e todos aqueles que contribuirão e continuam a contribuir para este nosso espaço.
Mitsubishi Pajero 2.8 + Audi A5 3.0 Quattro - Hobby Premium 560 CFE

Re: Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum. 23 Maio 2017 22:22 #104021

Boas.
Sou um membro muito recente no fórum pelo que a minha opinião vale o que vale.

Todos os fóruns sem excepção, sejam eles de que temática forem passam por fazes de pouca participação, por vezes são apenas os moderadores e três ou quatro utilizadores a postar. Esta realidade é vivida por muitos fóruns e é uma das razões para muitos deles fecharem as "portas"

Os fóruns que resistem são aqueles que conseguem se modernizar e minimizar a burocracia de registo, colocação de fotos e afins. Quer se queira quer não as redes sociais através de grupos permite simplificar o processo de adesão e de postagem juntamente com o facilitismo de obter uma resposta sem pesquisar...

As diferenças num grupo do facebook para um fórum são abismais e quanto a isso ninguém tem dúvidas e também acho que o facebook não é o único responsável pela queda generalizada dos fóruns.

Eu sou do tempo dos grandes fóruns warez que foram assombrados pelos blogs e depois as redes sociais fizeram o resto. Esta realidade é incontornável, tenho tantos exemplos que até assusta, TugaPT era meu, durou 7 anos e chegamos a ter 250k membros. Temos exemplos mais recentes o androidpt, casa onde fui moderador existe à uma porrada de anos e vejam como está actualmente...

Não quero com isto dizer que o CDP está em perigo ou algo do género, acho que é um alerta para que a moderação faça algo que permita uma participação maior dos membros.
Têm de ser imaginativos, simplificar muita coisa, etc.

Apenas um exemplo prático:
Existe uma regra que se o utilizador não postar ao fim de um tempo perde acesso... O que ganha o fórum com isto?

Isto é um exemplo apenas. Haverá sempre aqueles que vêm cá apenas para ler, na minha opinião esta regra afasta utilizadores do fórum!

Caríssimos, não levem a mal a minha opinião, como disse no inicio do post sou muito recente no CDP pelo que a minha opinião vale o que vale!

Cumprimentos,
Pedro Vieira.
Pedro Vieira (petervmaster)
Vimara 340B (Vivi)
Land Rover Freelander (Landinho)

Re: Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum. 26 Maio 2017 22:16 #104081

O post publicado pelo nosso Companheiro jcpcarval no dia 19 deste mês, foi a "cereja no topo do bolo" que faltava para a análise da questão em apreço.

Já muita coisa acertada foi publicada por outros Companheiros. Vou também deixar aqui um pouco (apenas um pouco) daquilo que, a meu ver, poderá estar na origem do problema e que se resumirá no seguinte:-
--- Queremos continuar com o nosso Fórum como uma fonte inesgotável de informação sobre campismo/caravanismo/autocaravanismo, tratando e sobretudo GUARDANDO PARA CONSULTA FUTURA . e a estabelecermos laços de amizade e de solidariedade dentro das nossas boas maneiras de COMPANHEIRISMO. ???
ou
--- Preferimos apenas trocar uns "bitaites" no Facebok, provavelmente com alguma informação digna de registo mas que se vai perder passadas umas horas.???

A este propósito e como defensor que sou do nosso Fórum CdP, transcrevo o que ainda hoje publiquei numa página do FB acerca de uma pergunta lá feita por uma Companheira.
"
Catarina Dias a sentir-se curiosa.
16 h • Guimarães, Braga District
Esta foto k ja vi a algum tempo...alguem m sabe dizer onde é..?

18671126_1565792950118742_4605179825211354446_n.jpg



Eu respondi:-
Ora aqui está um bom exemplo a estabelecer a grande diferença entre aquilo que se vê publicado pelo FB e oi que é publicado num fórum, como por exemplo do Fórum do CdP. É que o fórum funciona como uma base de dados permitindo sempre uma consulta acerca dos mais vaiados temas. Ao contrário, ass publicações no FB perdem-se no tempo e, por muito importantes que sejam, não permitem a recuperação.
No caso em apreço, se a foto com a respectiva identificação tivesse sido colocada no fórum, estava o problema resolvido, no interesse de todos.
Aqui fica o apelo:- Usem o Fórum do CdP. Não é necessário ser sócio da Associação."


Para que fique bem claro, eu nada tenho contra as páginas do FB que tratem de assuntos relacionados com o campismo na sua generalidade. Até sou leitor das mesmas porque se aprende sempre até morrer.
Outra coisa que me cause uma certa espécie e me faz sentir no dever de denunciar, enquanto Moderador do Fórum, é aparecerem artigos publicados primeiramente nessas páginas de rede social e só depois (ou até nunca) neste Fórum. Será que estamos a querer promover as páginas do FB em detrimento do nosso querido Fórum CdP??
Se essas publicações forem feitas por Companheiros sem nenhumas responsabilidades no Fórum ou na Associação CdP, tudo bem. O mal está quando elas têm proveniência diferente.
Não entendo bem o fenómeno mas às vezes parece uma competição sem nenhuma razão de existir.
Companheiros !!
Vamos continuar a dinamizar e engrandecer o nosso Fórum e “deixar que a caravana passe”.
Com aquele abraço caravanista para todos vós do
King

Re: Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum. 29 Maio 2017 00:55 #104130

  • Ricardo76
  • OFFLINE
  • Administrador CDP
  • Mensagens: 10058
Queria só acrescentar a tudo que já foi muito bem dito que aqui na nossa página de entrada verificam todas atualizações da pagina oficial do Facebook do CDP e do CDP Connect são partilhadas aqui.

Agora toca a participar pois toda gente tem sempre alguam coisa para contar por mais que se pense que já se falou tudo!

Cumprimentos caravanistas!

Ricardo76
Caravan powered by Audi A5 2.0 Tdi and Seat Altea 1.9 Tdi.



Última Edição: 29 Maio 2017 01:47 Por Ricardo76.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: King-Eribelle, Arthur

Re: Utilizadores pouco ou nada frequentes e manutenção do fórum. 29 Maio 2017 01:34 #104133

  • pfonseca
  • OFFLINE
  • Membro Registado
  • Mensagens: 153
Boa noite,

Obrigado ao jcpcarval por ter iniciado esta discussão e para a qual gostaria de contribuir.

Considero-me um utilizador pouco frequente do Fórum. De vez em quando venho cá espreitar ou por mera curiosidade ou porque necessito de alguma ajuda específica. Sempre que posso contribuo para ajudar outros membros do fórum, já o fiz, nem sempre faço pois considero que sou um membro com muito pouca experiência.

Efetivamente desde que utilizo o Facebook (há relativamente pouco tempo) tenho vindo com menos frequência ao fórum.

O Facebook tem uma facilidade de utilização que o fórum não tem. Contudo também o Facebook tem um carácter impessoal que o fórum não tem. Nunca escreveria estas linhas no Facebook. O Fórum vejo como “uma família”, que por muito afastados que estejamos, quando chegamos somos sempre bem recebidos.

Foi assim que me iniciei (2013) e nunca vou esquecer (sem prejuízo dos outros utilizadores) dos conselhos iniciais do Ricardo ou das palavras sábias do Eduardo Basso.

O Facebook é muito impessoal não sabemos ao certo quem está do outro lado. No Fórum sabemos que quem está do outro lado, mesmo que não conhecendo pessoalmente, partilha de um gosto comum – As Caravanas e no meu caso de Caravanas a andar, rolar.

Não sou uma pessoa muito “social” (mas não sou antipático!!!) diria que sou reservado, ainda assim já conheci alguns membros do fórum (na formação em Lisboa), todos por sinal muito simpáticos. O Gilberto e a S-L tive o prazer de conviver um pouco mais, pouco, mas um bocadinho mais.

Não me levem a mal, gosto do Fórum, mas não me vejo a participar num encontro de Caravanismo, considero que quem lá está se conhece muito bem e talvez me sinta deslocado. Certamente é uma ideia errada, mas ainda assim por vezes tenho ideia que o Fórum se “fecha” um bocado.

Mas não é por isso que não dou opinião. Dou. Desde que de algum modo considere criar valor.

Acho necessário, mas é aborrecido andar preocupado em ter que escrever alguma coisa no fórum com risco de me reduzirem os acessos.

Gostava que o Fórum tivesse um grupo no Facebook (com os mesmos utilizadores) mais dinamico, pois esses sabem que o fórum existe, mas num conselho rápido, numa ajuda em estrada, a facilidade de utilização do Facebook é de facto imbatível face à do fórum. Adicionalmente algum assunto de outra página que considere de partilhar com os utilizadores do fórum é de maior facilidade.

Já troquei algumas mensagens privadas no Facebook e até no próprio Fórum com alguns de vós com temas que vejo que possam ser úteis a um utilizador em particular, e também já vos pedi ajuda.

Já vai longo o texto, obrigado novamente por me “ouvirem” e por poder participar nesta discussão (no bom sentido do termo) aberta.

Qualquer questão disponham,


Pedro
Caravelair Antares Luxe 490
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ricardo76, King-Eribelle, mjotamota, jcpcarval, Castor Amigo, GilbertoLeiria, Santana, Arthur
Moderadores: admin
Tempo para criar página: 0.30 segundos